A Prefeitura de Caxias (MA), por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico, realizou nesse sábado (21), mais uma edição da Feira Gastronômica, na Rua das Sombrinhas, no Morro do Alecrim. As atrações musicais ficaram por conta de: Samba Muleki e Timão e Forró do Nordeste.

“Nós temos 12 anos do Samba Muleki na batalha. Obrigado ao nosso Prefeito Fábio Gentil pelo convite e nós estamos aqui para conferir muito pagode. Nós tocamos o pagode dos anos 90 e atualidade. Também adaptamos o Rock no pagode e chote para pegar um pouco do público”, destaca Carioca, vocalista do Samba Muleki.

Marcada pela participação massiva do público, a Feira Gastronômica “O Gosto Bom de Caxias” traz a cada edição pratos da culinária local, com uma variedade de opções da culinária caxiense e do Nordeste brasileiro, incentivando o empreendedorismo e valorização da culinária.

Os caxienses e visitantes se multiplicam a cada final de mês, quando a Feira é realizada para consumir os melhores pratos preparados pelos vendedores e uma grande variedade de outras opções: arroz, costela de porco, farofa, panelada, panquecas, cachorro-quente de prato, caldos, tapiocas recheadas, sucos, vitaminas, espetinho gourmet, fritas, feijoada, creme de galinha, arrumadinho de carne moída, Maria Isabel, lombinho de porco, assado com farofa, vatapá, tapioca, pastel, hambúrguer, pizzas, pães recheados, mini pizzas, creme de galinha, crepe, arroz de cuxá, farofa de tripa, tira-gosto, bolo de coco com ganache de cacau 70%, brownie, bolo cacau supremo, pizza fit, sanduíche natural de frango, canjica 0% lactose e bolo de milho 0% glúten e lactose, massas, panquecas, salgado, panelada, costela suína no molho barbecue, linguiça artesanal, assado em tiras, batata com bacon artesanal, arrumadinho (arroz de costela e galinhada da comadre) paçoca, costelinha de porco no barbecue, açaí, lasanha à moda da casa (rancheira e bacon), escondidinho de carne seca e macaxeira, cerveja, dentre outras.

“Drink não é tudo igual. Tem que ter uma base alcóolica. A gente usa as frutas regionais: maracujá, abacaxi, dentre outras. Sempre buscamos trazer uma novidade. A gente trabalha na Feira Gastronômica e Feirinha da Gente, isso nos dar visibilidade”, lembra Anne Cunha, empreendedora.

“Vendemos geleia apimentada, temos vários sabores: morango, abacaxi, maçã, dentre outras. A geleia você pode comer no churrasco e torrada, as pessoas amam uma carne assada com geleia”, frisa Vagna Maria, empreendedora.

“Na banca da Associação dos Artesãos a gente trouxe creme de galinha, lasanha, panqueca e mingau de milho. Tudo é revertido para a associação. Nós percebemos que era uma renda a mais para agregar na associação”, destaca Conceição Oliveira, empreenderora.

Por conta do Natal Iluminado, a Feira Gastronômica que acontece geralmente uma vez no final de cada mês, no mês de dezembro irá acontecer na sexta, sábado e domingo, como explica o secretário, Léo Barata.

“Queremos dizer aos nossos colaboradores da Feira Gastronômica que venham sempre nos prestigiar no terceiro sábado do mês na nossa festa que no mês de dezembro, todos precisam se preparar porque será na sexta, sábado e domingo aqui no Morro do Alecrim. Teremos uma programação espetacular com a presença inclusive do Padre Fábio de Melo”, disse Léo Barata, secretário municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico.