Teve início nessa terça-feira (24), e segue até a próxima quinta-feira (26), uma capacitação de formação de instrutores de formulários do CadÚnico das regionais de Caxias, Codó e Timon (MA). O trabalho de formação é feito pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (SEDES). Em Caxias, os profissionais da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social estão recebendo a formação que é fundamental para ajudar a garantir que os caxienses de baixa renda estejam habilitados a ingressar nos programas sociais do Governo Federal.

“Estamos em Caxias para realizar a capacitação de instrutores de formulários do Cadastro Único. A capacitação faz parte da requalificação do Cadastro Único, tendo em vista a quantidade de cadastros unipessoais. É uma proposta do Governo Federal em parceria com os estados, para requalificar os técnicos municipais para que tenhamos cadastros mais qualificados”, destaca Hugo Portela, supervisor estadual do Cadastro Único e Programa Bolsa Família do Estado do Maranhão.

A Capacitação está acontecendo no Centro de Estudos Superiores de Caxias (CESC-UEMA), no Morro do Alecrim. A ação faz parte do plano de estadual de capacitação para a qualificação dos técnicos municipais do cadastro único.

“A finalidade é a qualificação cadastral em todo o Maranhão. Nesta semana a qualificação acontece em Caxias, ,mas outros municípios da região estão recebendo a qualificação. É uma capacitação destinada aos cadastrados, entrevistadores do Cadastro Único, para que eles se aprofundem nas questões a serem vistas dentro das entrevistas, para que as pessoas consigam os benefícios. Ao fazer o cadastro a pessoa adquire o NIS que é muito importante, que pode habilitar a família à Tarifa Social, BPC, o jovem para o ID Jovem, são vários benefícios”, destaca Inês Torres, coordenadora do Cadastro Único e Programa Bolsa Família.

O trabalho em parceria com o estado, visa ampliar o alcance das ações das gestões municipais ao habilitar as famílias de forma mais assertiva pela assistência social do município.

“Não é apenas um cadastro, é o conhecimento de uma realidade social, você vai colher informações importantíssimas. Esse momento da entrevista é determinante para o beneficiário”, destaca Rayane Santos, coordenadora da Proteção Social Básica.