A Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico, abriu o Edital de Chamamento Público Nº 7/2023, para os interessados em participar do maior Natal do Maranhão e um dos maiores do Brasil, o Natal Iluminado 2023.

Em 2023, ano que o município celebra os 200 anos da Independência de Caxias e o Bicentenário do Poeta Antônio Gonçalves Dias, o presente Edital de Chamamento Público visa à seleção de propostas para contratação de apresentação teatral, dança, show do acendimento das luzes, coral, show musical natalino, orquestra, banda regional, cenografia natalina, desfile de natal, auxiliar de produção e apresentações culturais, para comporem a programação do Natal Iluminado 2023 em conformidade com a lei nº 8.666/93 e suas alterações.

O Natal Iluminado 2023 tem por objetivo promover o desenvolvimento social, cultural, turístico e econômico por meio de atividades culturais e de lazer, propiciando a comercialização de trabalhos manuais e artesanatos ao som de shows musicais, apresentações de dança e teatro por artistas locais, de outros municípios e estados.

O evento acontecerá durante os meses de novembro e dezembro de 2023 com programação a ser divulgada pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico. O Natal Iluminado 2023 realizará diversas apresentações no âmbito artístico, cultural folclórico, arte, dança e apresentações musicais, podendo haver alterações as quais serão comunicadas antecipadamente aos selecionados.

Pode participar do credenciamento:

1. Pessoa física: maior de 18 (dezoito) anos com comprovada atuação na atividade de sua categoria de inscrição que satisfaçam as condições de habilitação da secretaria;

2. Pessoa jurídica: dotada de natureza cultural, em atividade com capacidade técnica, idoneidade econômico-financeira e regularidade jurídico fiscal;

3. Cada proponente poderá inscrever-se somente em uma das categorias previstas neste edital;

4. Qualquer uma das atrações artísticas selecionadas poderá se apresentar mais de uma vez, obedecendo à ordem de classificação da lista de credenciados, recebendo cachê por cada apresentação;

5. É vedada a participação de titulares de cargos efetivos e comissionados da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico nesse credenciamento;

6. Somente serão admitidos a participar deste credenciamento os interessados que atenderem a todas as exigências contidas neste edital e em seus anexos.

Dentre as categorias que serão contempladas no Natal Iluminado, estão:

1. Espetáculo de Teatro – Apresentações teatrais com temática natalina, figurinos e cenário que atenda as especificidades do período de natal, com tempo mínimo de 20 min e máximo 30 min;

2. Show do Acendimento das Luzes – Espetáculo musical com teatro e dança que interaja com o público para marcar o acendimento das luzes natalina da cidade de Caxias (MA), com tempo mínimo de 20 min e máximo de 30min;

3. Coral – Apresentações de corais, com tempo mínimo de 30 min;

4. Orquestras – Apresentações de orquestras, com tempo mínimo de 50 min;

5. Show musical Natalino – Apresentações de show musical natalino com repertório característico, com tempo mínimo de 40 min;

6. Apresentação regional – Apresentações de banda regional com repertório musical variados, com tempo mínimo de 2 horas;

7. Cenografia Natalina – Grupo com experiência em montagem cenográfica para realização de cenografia representativa do período de natal para interação do público;

8. Desfile de Natal – Grupos para apresentações no desfile natalino que estará dividido em temática religiosa (representando da anunciação ao nascimento do Menino Jesus) e temática lúdica (representado brinquedos de natal, universo mágico e Papai Noel), a ser realizado no trajeto da Avenida Alexandre Costa em direção a rua das sombrinhas, no Morro do Alecrim.

9. Auxiliar de Produção Cultural – Profissionais com experiência em atividades culturais para auxiliar na pré-produção, produção e pós-produção do Projeto Natal Iluminado 2023.

10. Apresentações Culturais e Danças – Apresentações de grupos culturais e danças com temática natalina para apresentação no Natal Iluminado, com tempo mínimo de 20min e máximo 30min.

INSCRIÇÕES

As inscrições para o presente chamamento são gratuitas e podem ser efetuadas pessoalmente ou através Clique aqui no período de 23 de outubro a 1º de novembro de 2023, das 7h30 às 13h, no Memorial da Balaiada, localizado na Rua das Sombrinhas, Morro do Alecrim, Caxias (MA).

CRONOGRAMA

As inscrições das propostas seguem de 23/10 a 1/11/2023, sendo que a divulgação do resultado está prevista para 3/11/2023.

Outras informações no edital, no Memorial da Balaiada e na Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico.

Abaixo o edital.

Palavras chaves: , ,