Nesta quarta-feira (25), o Programa de Encoleiramento Canino em Caxias recebeu a visita técnica da Coordenação de Controle da Leishmaniose Visceral da Secretaria de Estado da Saúde (SES). O objetivo do encontro foi supervisionar o desenvolvimento das ações do programa a nível local.

Viemos ver como está sendo o processo de trabalho, se há alguma dificuldade, se tem algo que o Estado possa estar ajudando. Mas como Caxias é uma ótima referência, a gente fica tranquilo quanto às demandas”, explica o técnico de Planejamento da SES, Weryson Araújo.

Tenho orgulho de dizer que somos referência no estado do Maranhão é porque temos realmente nos habilitado a fazer esse serviço. O encoleiramento é muito importante. A coleira, impregnada com deltametrina 4%, inibe o mosquito transmissor do Calazar, de um agravo terrível”, afirma o coordenador da Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ), Natanael dos Reis.

Segundo o coordenador de campo, Daniel Miranda, a atividade está em seu 4º ciclo em Caxias, com troca de coleiras de animais cadastrados e monitorados nos ciclos anteriores. A meta é encoleirar 12.097 animais.

O Programa de Encoleiramento Canino, realizado por agentes de combate às endemias, teve início em 2022, sendo dividido em 8 ciclos, sendo cada um desenvolvido em 6 meses.

Palavras chaves: , ,