Foi realizada nessa quarta-feira (26), a I Mostra de Experiências do Programa Saúde na Escola Macrorregional Leste de Saúde, no auditório da UniFacema. Estiveram presentes representantes da Secretaria do Estado de Saúde e representantes das Regionais de Caxias, Codó, Pedreiras, São João dos Patos e Timon.

O evento contou com apresentações de alunas da rede municipal de educação, além de apresentações e premiações das ações realizadas nos municípios, através do Programa Saúde na Escola. A Secretária Municipal de Saúde, Mônica Gomes, falou sobre a importância do Programa Saúde na Escola. “O que a gente vem enfatizar e ficamos bem envaidecido é que essa parceria entre Saúde e Educação vem dando certo e isso é só um passo para os outros que virão. O que a gente entende é que as crianças são o futuro da nação e precisamos melhorar a qualidade de vida de todos”, frisou.

A Secretária Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Ana Célia Damasceno, falou sobre o trabalho desenvolvido. “Caxias se destaca em muitas outras ações, neste momento se destacando como saúde, em uma grande parceria com a educação e isso mais vez mostra para gente a importância do trabalho de rede das Secretarias. É importante que tenhamos esse tipo de trabalho e que as famílias nos ajudem fazendo as atividades necessárias para a saúde das nossas crianças, pois com saúde sempre será mais fácil aprender”, disse.

Fábio Gentil, prefeito de Caxias, esteve no evento e falou da importância das parcerias das Secretarias. “A importância desse processo é principalmente ver a união de duas grandes Secretarias, de Educação e Saúde, e essa parceria proporciona a nossa região e nossas crianças o que há de melhor. Hoje nós estamos vendo nesse evento a importância que temos para o estado Maranhão. Caxias hoje é reconhecida por mérito, ocupando a terceira posição no ranking do Programa Saúde na Escola e isso nos anima a investir cada vez mais”, ressaltou.

“É uma parceria de suma importância, pois as duas Secretarias trabalhando em conjunto conseguem fazer bastante pelas crianças e adolescentes do município” destacou Shirley Almones, coordenadora do Programa Saúde na Escola pela Secretaria Municipal de Saúde.

“Todos os municípios da região Macro Leste estão aqui presentes para mostrar suas experiências e os trabalhos desenvolvidos no seu município, para que haja essa troca”, disse Joselma Lopes, coordenadora do Programa Saúde na Escola pela Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia.

“Caxias tem um contexto diferenciado, dentro dos dados de janeiro a agosto, é o terceiro município, entre os 217 municípios, com maior número de atividades realizadas e há uma particularidade sobre saúde bucal, pois dentro do estado as duas primeiras atividades que são realizadas nas escolas são de alimentação saudável e saúde bucal. Caxias está entre os 5 primeiros”, destacou o coordenador estadual do Programa Saúde na Escola, Jadilson Neto.