A Prefeitura Municipal de Caxias (MA), por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento (SMADS), realizou nesta sexta-feira (27), o dia “D” dos novos cadastros e atualização do Cadastro Único.

“Nós estamos apostos em cada CRAS. Que você possa se dirigir ao CRAS para manter o benefício. Nós acreditamos que até janeiro nós teremos cadastradores em cada CRAS. A gente sabe que o cadastro é para ser feito a cada 2 anos, mas se houver necessidade, é importante atualizar nesse intervalo”, disse Ana Lúcia Ximenes, secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS).

“É com muito prazer que estamos em Caxias. Ao longo da Semana nós realizamos uma qualificação, onde o nosso objetivo foi realizar o cadastro técnico de entrevistas para o Cadastro Único. E, com certeza não poderíamos deixar de participar desse dia ‘D’ de atualização cadastral tendo em vista que a gente precisa dá ênfase na atualização cadastral”, disse Hugo Portela, supervisor do Castro Único e Bolsa Família no Estado do Maranhão.

O objetivo da ação foi alcançar famílias que desejam realizar os novos cadastros e principalmente as famílias que estão com dois, sem realizar a atualização. Mesmo após o dia D, as famílias devem procurar os Centros de Referência de Assistência Social (CRASs), ou o Centro de Convivência mais próximo do seu bairro, sem a necessidade de agendamento.

A atualização e inclusão de novos nomes no CADÚNICO, tem por finalidade a garantia de que a família está habilitada a participar dos programas sociais do governo federal e possa receber os benefícios sociais, dentre eles: Programa Bolsa Familia; Tarifa Social de Energia Elétrica; Carteira do Idoso; Beneficio de Prestação Continuada (BPC), dentre outros.

“Eu vim atualizar o cadastro. Eu vim tentar conseguir o meu benefício”, disse Jurandy Brito, morador do Mutirão.

“Já tem dois anos, eu recebo o Bolsa Família, sou acompanhada pelo Criança Feliz. Todas as coisas que tem aqui no CRAS eu participo. Eu vim atualizar porque tive outro neném e vim colocar ele no meu cadastro”, disse Jessiane Paiva, moradora do João Viana.

O Dia ”D” foi realizado nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS Bacuri, Mutirão/João Viana, Caldeirões, Itapecuruzinho e Pirajá), acontecendo também nos Centros de Convivência Luiza Queiroz e Centro de Convivência Salobro durante todo o dia.