Como parte das atividades do Núcleo de Educação em Saúde, Planejamento e Epidemiologia (NESPE) da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), estão sendo promovidas atividades educativas nas escolas da rede municipal de educação com a temática: “Saúde e Manejo Ambiental: prevenção de doenças zoonóticas e endêmicas”.

A ação tem como foco as localidades que, de acordo com o contexto epidemiológico referente ao ano de 2023, apresentaram maior registro de casos dessas doenças, e tem como objetivo promover a conscientização dos alunos sobre a prevenção das zoonoses e outras endemias, estimulando a realização de práticas rotineiras, a fim de minimizar a proliferação de vetores dessas doenças.

Na terça-feira (24), a programação foi na UEM São José, na quarta-feira (25) foi a vez da UI Professora Raimunda Barbosa e nessa quinta-feira (26) na UIM Márcia Marinho. Segundo a coordenadora do NESPE, Maryanne Morais, “essas atividades são de extrema importância, pois a população deve ter conhecimento da vulnerabilidade da localidade onde mora, tendo conhecimento de quais zoonoses e outras doenças estão presentes, e quais fatores favorecem o seu surgimento. Por isso, devemos conscientizá-los dessa problemática e estimulá-los a desenvolver ações de prevenção em todos os ambientes que frequentam”.

A ação segue na segunda-feira (30) na CM Antônio Rodrigues Bayma e na terça-feira (31) na UIM Guiomar Cruz Assunção.