A Prefeitura de Caxias, por meio das Secretarias Municipais de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico, além de outras pastas, a exemplo da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia; a Secretaria Municipal de Indústria, Tecnologia e Comércio; Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil; Secretaria Municipal de Segurança Pública, dentre outros órgãos, participaram do I Fórum Municipal de Turismo, promovido pelo Conselho Municipal de Turismo, que teve como tema: Repensando o Turismo.

O objetivo do encontro que foi realizado no Hotel Alecrim, nessa quarta-feira (25) , foi discutir políticas públicas e ações de turismo para Caxias. O I Fórum de Turismo de Caxias também tem o apoio do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE). A ação contou com a presença de empresários, produtores culturais, expositores e representantes de diversos seguimentos.

“Hoje nos reunimos com os empresários, expositores da Feira Gastronômica e Feirinha da Gente, donos de hotéis, pousadas, restaurantes e churrascarias, a fim de que a gente possa repensar o turismo na cidade de Caxias. Temos muitas novidades, como o lançamento do guia turístico de bolso, para quando o turista chegar em Caxias, ter acesso a um mapa daquilo que o município tem e o seu potencial, além do lançamento das placas turísticas de Caxias, sinalizando todos os pontos turísticos”, disse Léo Barata, secretário municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico.

A Presidente do Conselho Municipal do Turismo, Luciana Bezerra, destacou a importância do Fórum. “Vimos a necessidade de criar um momento de discussão, pois entendemos que isso é uma semente para algo que vamos colher futuramente. Precisamos falar de turismo, mostrar os benefícios, os problemas que ele traz e tentar sanar os mais rápido possível. O mais importante é trazer o desenvolvimento econômico e turístico para nossa cidade”, disse Luciana Bezerra, presidente do Conselho Municipal de Turismo.

O gerente Regional do Sebrae, Stênio Pinheiro, falou sobre o apoio da unidade nas ações de fortalecimento do turismo. “Estamos trabalhando há algum tempo no fortalecimento da reestruturação do Conselho Municipal de Turismo, do qual também faço parte e o Sebrae está diretamente envolvido, isso parte da ideia que acreditamos e existem dados e estudos que comprovam a importância do turismo para o desenvolvimento de qualquer cidade. Através do turismo conseguimos trazer o desenvolvimento econômico, social, trazendo melhoria para a sociedade civil de forma geral, e o Sebrae, enquanto empresa que fomenta o empreendedorismo, não poderia deixar de olhar e trabalhar fortemente as questões de turismo”, finalizou.

Durante o evento, palestras e rodas de conversas permitiram aos ouvintes a participação e sugestão de novas ideias para o turismo caxiense. “Nós precisamos fomentar de todas as formas possíveis o nosso turismo. É uma forma de incentivar a geração de emprego e renda. É fazer com que o vendedor formal possa produzir. Saímos daqui com informações necessárias para que possamos investir cada vez mais no turismo. Na nossa gestão conseguimos transformar Caxias em uma cidade turística no estado do Maranhão. O nosso ponto chave é o nosso Natal Iluminado, que acontece agora no final de novembro por mais de 30 dias, é um grande momento que aquece a economia local e faz com que outros pontos possam ser abertos no nosso município, gerando emprego e renda. Também temos o Balneário Veneza, o Mirante da Balaiada, a praça da Bíblia e a trilha ecológica do Inhamum, são diversos pontos que podem enaltecidos aqui”, destaca Fábio Gentil, prefeito de Caxias (MA).

Palavras chaves: , ,