Neste domingo (29), a comunidade se fez presente na escola do povoado Araras no 3º distrito de Caxias, para receber a nova Unidade Escolar Municipal São Francisco, do Projeto Escola que Temos e Escola que Queremos da Prefeitura de Caxias. Os estudantes, Davi e Ane Beatriz destacaram a importância da melhoria. A professora Eliziane Milena comemorou o presente e dona Maria Alves, que trabalha na escola há 16 anos como zeladora, também celebra a conquista.

“Eu estudo no 4º ano. Achei muito boa a reforma, ficou bonita. Do jeito que está agora dá para aprender melhor”, destaca Davi, aluno.

“Eu gostei e estou ansiosa para começar a estudar. A gente estava tendo aula na igreja enquanto a nossa ficava pronta. Agora ninguém vai ficar entrando e atrapalhando a aula, será mais organizado“, disse Ane Beatriz, aluna.

“É muito compensador ver o resultado de um trabalho de uma escola com a estrutura física que temos. O ensino e a aprendizagem são importantes, assim como uma estrutura adequada para os alunos”, disse Eliziane Milena, professora.

“Nós estamos de parabéns, é uma escola nova para a comunidade. A escola antes era aberta e agora está bem melhor, queremos agradecer ao nosso prefeito”, disse Maria Alves, zeladora.

Caxias dá mais um passo rumo à erradicação das escolas de taipa. As últimas, já estão em construção e nos próximos dias também serão entregues aos moradores das comunidades. O investimento na educação resultou na reforma e ampliação de mais de 70 escolas só neste ano de 2023, como explicam os secretários: Zé Gentil Neto, de Infraestrutura (Sinfra), e Ana Célia Damasceno, de Educação, Ciência e Tecnologia (Semect).

“A escola está sendo entregue para toda a comunidade. Um espaço onde a criança pode aprender com dignidade e tudo novo. Hoje estamos praticamente finalizando as escolas de palha e construindo todas de alvenaria”, disse Ana Célia Damasceno, secretária da Semect.

Só durante este ano já foram reformadas mais de 70 escolas e já construímos várias, nas zonas urbana e rural. Estamos também construindo escolas de 4 salas, 6 salas, e vamos entregar nos próximos dias a escola do bairro São Pedro. Quero destacar a parceria com a Secretaria de Educação para que estes sonhos se tornem realidade“, disse Zé Gentil Neto, secretário municipal de Infraestrutura.

O trabalho é realizado em parceria com o legislativo. O prefeito de Caxias, Fábio Gentil, ao lado da deputada estadual Daniella, dos vereadores Torneirinho e Ximenes, destacam a importância da unidade política para tornar os sonhos em realidade.

“Nada disso acontece sem uma parceria dessa natureza. É uma luta antiga nossa, é um sonho realizado para fazer com que a educação represente de fato o futuro de nossas crianças“, destaca Ximenes, vereador.

Essa é mais uma escola João de Barro que está sendo substituída, e a gente fica muito feliz porque é uma das lutas que a gente tem, exatamente para que o homem do campo tenha qualidade de vida, e uma escola bem construída é qualidade de vida”, frisa Torneirinho,  vereador.

Eu poderia elencar centenas de obras que o prefeito Fábio Gentil já realizou, mas eu quero centrar a atenção na área da educação, tendo em vista a importância dela para os nossos filhos. Já são mais de 70 escolas só este ano, reformadas e construídas, e com certeza isso motiva os alunos a estudarem ainda mais“, lembra Daniella, deputada estadual.

Reformadas e construídas, já entregamos mais de 70 escolas. Vamos continuar fiscalizando, trabalhando e melhorando a qualidade de ensino. Temos os profissionais que dão um aprendizado diferenciado. Caxias tem melhorado no IDEB gradativamente. E, só investindo na educação a gente pode gerar oportunidades para estas crianças“, destacou Fábio Gentil, prefeito de Caxias.

Confira a reportagem: