Nessa segunda-feira (30) foi realizada a abertura da 5ª Conferência Municipal do Direito da Pessoa com Deficiência em Caxias (MA). O evento é organizado pelo Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, com apoio da Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social.

O evento iniciou com o credenciamento, Leitura e aprovação do Regimento Interno, Composição de mesa, Hino nacional, Apresentação cultural, com o Tambor de Crioula Menino de Deus, Palestra Magna, com o Advogado da OAB do Piauí, Rafael Araújo, Considerações do conferencista e Coffee Break.

A abertura contou com leitura e aprovação do regimento interno, além de palestra magna com o tema: “O cenário atual e futuro na implementação dos direitos da pessoa com deficiência: construindo um Brasil mais inclusivo”.

Javier Castedo, secretário executivo do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, destacou a importância do evento. “A Conferência é um ato relevante na politica pública, nesse caso especifico da pessoa com deficiência, porque vamos discutir a inclusão dessas pessoas, muitas vezes marginalizadas, pela própria estrutura física do nosso território. Momento de debate de propostas, onde o poder público e a sociedade civil se juntam em um só evento e saem propostas comuns para serem levadas a nível estadual e nacional” frisou.

O palestrante e membro da Comissão da Pessoa com Deficiência, Rafael Araújo, falou sobre a importância de respeitar as leis voltadas a pessoa com deficiência. “O objetivo hoje é mostrar que não é uma questão apenas de lei, mas de que a sociedade se conscientize, respeite e lute por esses direitos, pois a lei de nada vale se eu e você não respeitarmos. A cada dia o avanço está sendo maior, mas ainda muita dificuldade a ser enfrentada“, finalizou.

A Conferência segue até terça-feira (31) com mesas redondas que debatem sobre direitos, cidadania, acessibilidade e outros assuntos. No encerramento, também serão eleitos os delegados para a conferência estadual.

Palavras chaves: ,