A Prefeitura de Caxias, por meio das secretarias municipais de Saúde e Políticas para as Mulheres, em parceria com a Organização Não Governamental – Amigos na Luta Contra o Câncer (ANLUC), realizou nesse domingo (29) o encerramento da Campanha Outubro Rosa.

As ações da SMPM permitiu que uma série de serviços fossem ofertados dentro da Feirinha da Gente, a exemplo de: panfletagens, testes de glicemia, verificação de pressão arterial, palestras sobre prevenção ao câncer de mama, bazar solidário, além apresentações das meninas do balé do Programa Arte e Música da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, através do Programa Mulheres em Movimento (PMM).

Além disso, algumas empresas parceiras e certificadas com o Selo Empresa Amiga da Saúde da Mulher marcaram presença e ofereceram serviços ao público presente: MedCenter, Sincoplema, Labteste, Anhanguera e Biodiagnóstikus.

Durante todo o mês foram realizadas palestras, rodas de conversas, consultas, exames e outras atividades em Unidades Básicas de Saúde, escolas, empresas e diversos outros espaços público. O objetivo foi informar o maior número de pessoas sobre o diagnóstico, prevenção e tratamento da doença.

A secretaria Adjunta de Política para as Mulheres, Mayara Lobo, falou da importância da campanha. “A Campanha Outubro Rosa tem uma relevância muito grande, não só para Caxias, mas a nível nacional. Nós da Secretaria da Mulher trabalhamos o mês de outubro inteiro juntamente com nossos parceiros, conscientizando as mulheres a terem o autocuidado”, disse.

Mayanny Lima, coordenadora de Política de Saúde da Mulher, destacou as atividades da campanha. “A gente traz essa conscientização para que os frutos possam ser colhidos durante todo ano. Encerramos a campanha aqui na Feirinha da Gente com esse movimento lindo, que tem acontecido durante o mês todo. Foram feitas atividade em vários pontos estratégicos de Caxias, em UBSs, praças e shopping”, frisou.

“Foi um mês intenso, superou todas as expectativa, pois apesar de todo ano a população abraçar, esse o empenho foi maior. Só tenho a agradecer por todos terem abraçado a campanha, foi muito boa”, agradeceu Dirce Maria, presidente da ANLUCC.

Palavras chaves: , ,