A Prefeitura Municipal de Caxias (MA), está realizando o processo eleitoral nas escolas municipais, a primeira etapa da eleição aconteceu nos Centros de Educação Infantil (CEIs), a exemplo de: CEI Maria das Neves Coutinho, CEI Isabel Dolores, CEI Lucrécia Carneiro e CEI Marcelo.

Todo o processo está sendo fiscalizado pela Comissão Escolar e Eleitoral, além dos fiscais que estão acompanhando o andamento nos locais de votação. Seguindo os trâmites legais, os pais e responsáveis e alunos votaram e falaram sobre a experiência da eleição nas escolas. Lívia de Brito foi a primeira a votar na CEI Lucrécia Carneiro.

“Eu vejo a importância tanto para gente mãe, como para os alunos também, é uma forma de confiança com quem deixar nossos filhos. É de significância esse processo democrático de votação, está muito organizado”, destaca Brenda de Brito, mãe de aluna.

A comissão interna escolar cuidou de cada detalhe e seguiu às orientações para o andamento do processo eleitoral da escola. “Aqui na escola o processo eleitoral ocorreu na mais perfeita ordem, os pais compareceram para votar e tudo aconteceu de forma bem transparente e sem nenhuma eventualidade”, destacou Yago Barcelos, presidente da Comissão Interna da Escola.

Na CEI Maria das Neves Coutinho, o andamento das eleições também foi organizado e tranquilo. “Eu vim votar porque acho muito importante esse direito de escolha, pois a gente confia na gestão, meu filho por exemplo, é especial e o cuidado que os profissionais da escola tiveram com ele foi um tratamento muito humano e carinhoso, o que mostrou o quão é necessário uma boa gestão”, destaca a mãe de aluno, Ana Paula, que destacou a importância da eleição.

No CEI Isabel Dolores, a presidente da Comissão Interna Maria Francisca, pontuou como foi o andamento da votação na escola. “Nós estamos fazendo uma avaliação positiva desse processo eleitoral da escola de diretor (a) escolar. A gestão municipal e a secretaria de educação estão de parabéns por exercer a lisura e seriedade em uma eleição que seguiu os trâmites da mesma forma da eleição tradicional, e aqui aconteceu sem nenhuma ocorrência”, frisa a presidente da comissão interna.

A eleição também foi realizada para as escolas: CEI Maria Júlia Benedita, CEI Elza Fonseca e na CEI Francileide Leal. O desenvolvimento logístico ocorreu da mesma forma, calmo, tranquilo e sem ocorrências. “Vim votar aqui na escola e exercer meu dever de cidadão e pai, porque sei que essa escolha vai proporcionar ao meu filho uma melhor qualidade no ensino dele, a escola tem feito um bom trabalho, gostei de tudo, da organização e do atendimento prestado aos pais”, destacou Matheus da Silva.

Maria dos Santos, mãe de aluna, falou como foi a condução do processo eleitoral. “Estou feliz em votar certo, estamos satisfeitos. Fiz o meu papel, pois acredito no cuidado dos professores destinados aos alunos. A eleição foi bem organizada e tranquila, fiquei satisfeita com o andamento da votação, rápido e bem transparente”, destaca a mãe.

A eleição para gestor escolar é uma forma democrática para provimento de profissionais para a Função de Gestor Escolar da Rede Pública Municipal de Ensino de Caxias (MA) pelo edital nº 1/2023, que dispõe sobre os critérios técnicos de mérito e desempenho bem como os procedimentos e normas estabelecidos na Lei n° 2.618 de 1º de março de 2023, Decreto nº 251 de 08 de Agosto de 2022 e Resolução n° 1/2023 de 28 de julho de 2023.

Todo o processo é acompanhado por uma Comissão Eleitoral Interna de realização da eleição/Comissão das Unidades Executoras, e por uma Comissão Eleitoral Geral da Eleição da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Semect).

A votação está ocorrendo nas escolas e centros de educação infantil da Rede Pública Municipal constituídas como Unidades Executoras na cidade e campo, conforme data definida no cronograma do edital.

Palavras chaves: , ,