Foi realizada na quinta-feira (26), pela Prefeitura de Caxias (MA), por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico, a 4ª Conferência Municipal de Cultura. Com o tema: “Democracia e Direito à Cultura”, a Conferência ocorreu no auditório da Prefeitura Municipal e reuniu fazedores de cultura do município.

Durante a conferência foram debatidos 6 eixos temáticos sobre diversidade, economia cultural, institucionalização da cultura e demais temas. Além disso, foram eleitos os delegados que irão participar da etapa estadual da Conferência de Cultura.

O Secretário de Cultura, Leonardo Barata, destacou a importância do momento. “Esse ano temos a Conferência Nacional, e para isso precisamos eleger os delegados para a conferência estadual e é por isso que nós nos reunimos aqui. Também dizer da importância dos produtores culturais estarem reunidos para debaterem as demandas das diferentes linguagens culturais neste momento bom da cultura“, disse.

A técnica da Secretaria Municipal de Cultura, Dalva Maciel, falou sobre o objetivo da conferência. “É um momento histórico para Caxias. A gente realiza a 4ª conferência municipal de cultura, seguindo uma determinação do Ministério da Cultura. O objetivo é discutir a temática da conferência. São discutidos também 6 eixos com representantes de todas as categorias culturais, e ao final serão eleitos os delegados para participar da conferência estadual de Cultura”, disse.

“Faço questão de participar de vários eventos de outras Secretarias, principalmente quando se trata do setor da cultura, e hoje aqui participando da 4ª Conferência Municipal de Cultura, onde teremos a chance de levar Caxias adiante, mostrando como o município cresceu e desenvolveu neste setor”, destacou o Secretario de Infraestrutura, Gentil Neto.

É muito importante porque é o momento da sociedade civil dizer o que ela quer e o que ela espera da cultura”, finalizou Nando Santos, conselheiro municipal de cultura.

“É um prazer estar aqui com pessoas que também estão pensando a cultura. Estamos vivendo um outro momento da cultura e depois que criamos o Conselho Municipal de Cultura, as manifestações culturais estão mais envolvidas“, disse Chico Beleza, presidente do Conselho Municipal de Cultura.

É importante a gente falar sobre a cultura local. Nós é que fazemos a cultura e por isso a participação de todos é importante”, disse Pelé, produtor cultural.

É um momento em que a cultura está renascendo e as pessoas precisam discutir, colocar no papel e dizer o que quer”, frisa Sid Brito, artista.