A Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico, prorroga inscrições no Edital de Chamamento Público Nº 7/2023, para os interessados em participar do maior Natal do Maranhão e um dos maiores do Brasil, o Natal Iluminado de Caxias 2023.

Em 2023, ano que o município celebra os 200 anos da Independência de Caxias e o Bicentenário do Poeta Antônio Gonçalves Dias, o presente Edital de Chamamento Público visa à seleção de propostas para contratação de apresentação teatral, dança, show do acendimento das luzes, coral, show musical natalino, orquestra, banda regional, cenografia natalina, desfile de natal, auxiliar de produção e apresentações culturais, para compor a programação do Natal Iluminado 2023 em conformidade com a lei nº 8.666/93 e suas alterações.

O Natal Iluminado 2023 tem por objetivo promover o desenvolvimento social, cultural, turístico e econômico por meio de atividades culturais e de lazer, propiciando a comercialização de trabalhos manuais e artesanatos ao som de shows musicais, apresentações de dança e teatro por artistas locais, de outros municípios e estados.

O evento acontecerá durante os meses de novembro e dezembro de 2023 com programação a ser divulgada pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico. O Natal Iluminado 2023 realizará diversas apresentações no âmbito artístico, cultural folclórico, arte, dança e apresentações musicais, podendo haver alterações as quais serão comunicadas antecipadamente aos selecionados.

Pode participar do credenciamento:

1. Pessoa física: maior de 18 (dezoito) anos com comprovada atuação na atividade de sua categoria de inscrição que satisfaçam as condições de habilitação da secretaria;

2. Pessoa jurídica: dotada de natureza cultural, em atividade com capacidade técnica, idoneidade econômico-financeira e regularidade jurídico fiscal;

3. Cada proponente poderá inscrever-se somente em uma das categorias previstas neste edital;

4. Qualquer uma das atrações artísticas selecionadas poderá se apresentar mais de uma vez, obedecendo à ordem de classificação da lista de credenciados, recebendo cachê por cada apresentação;

5. É vedada a participação de titulares de cargos efetivos e comissionados da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico nesse credenciamento;

6. Somente serão admitidos a participar deste credenciamento os interessados que atenderem a todas as exigências contidas neste edital e em seus anexos.

Dentre as categorias que serão contempladas no Natal Iluminado, estão:

1. Espetáculo de Teatro – Apresentações teatrais com temática natalina, figurinos e cenário que atenda as especificidades do período de natal, com tempo mínimo de 20 min e máximo 30 min;

2. Show do Acendimento das Luzes – Espetáculo musical com teatro e dança que interaja com o público para marcar o acendimento das luzes natalina da cidade de Caxias (MA), com tempo mínimo de 20 min e máximo de 30min;

3. Coral – Apresentações de corais, com tempo mínimo de 30 min;

4. Orquestras – Apresentações de orquestras, com tempo mínimo de 50 min;

5. Show musical Natalino – Apresentações de show musical natalino com repertório característico, com tempo mínimo de 40 min;

6. Apresentação regional – Apresentações de banda regional com repertório musical variados, com tempo mínimo de 2 horas;

7. Cenografia Natalina – Grupo com experiência em montagem cenográfica para realização de cenografia representativa do período de natal para interação do público;

8. Desfile de Natal – Grupos para apresentações no desfile natalino que estará dividido em temática religiosa (representando da anunciação ao nascimento do Menino Jesus) e temática lúdica (representado brinquedos de natal, universo mágico e Papai Noel), a ser realizado no trajeto da Avenida Alexandre Costa em direção a rua das sombrinhas, no Morro do Alecrim.

9. Auxiliar de Produção Cultural – Profissionais com experiência em atividades culturais para auxiliar na pré-produção, produção e pós-produção do Projeto Natal Iluminado 2023.

10. Apresentações Culturais e Danças – Apresentações de grupos culturais e danças com temática natalina para apresentação no Natal Iluminado, com tempo mínimo de 20min e máximo 30min.

INSCRIÇÕES

As inscrições para o presente chamamento são gratuitas e podem ser efetuadas pessoalmente até 3 de novembro de 2023, das 7h30 às 17h, no Memorial da Balaiada, localizado na Rua das Sombrinhas, Morro do Alecrim, Caxias (MA).

Outras informações no edital Clique aqui no Memorial da Balaiada e na Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico.