O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), em parceria com a Coordenação da Saúde do Homem da Secretaria Municipal de Saúde, realizou atividade alusiva a Campanha Novembro Azul, que é de conscientização sobre a saúde do homem, na Guarda Municipal de Caxias, nesta segunda-feira (6).

A atividade teve como foco a educação em saúde, destacando a prevenção de doenças que atingem o público masculino, além de acolhimento psicológico, avaliação multiprofissional, aferição de pressão arterial, glicemia capilar e atualização de vacinas.

Tarcisio Marinele, enfermeiro do CEREST, falou sobre os serviços e objetivos da atividade. “O CEREST trabalha com algumas parcerias e hoje estamos disponibilizando alguns serviços como aferição de pressão, glicemia e vacina. Na oportunidade, nós enquanto saúde do trabalhador, estamos ofertando um questionário multiprofissional com intuito de identificar e saber como anda a saúde desses profissionais para fazer um levantamento dos possíveis adoecimentos laborais e acidentes de trabalho, para poder fazer um trabalho especifico com esse grupo”, contou.

O comandante da Guarda Municipal, Willian Carvalho, destacou a importância da ação. “Essa ação que o CEREST está disponibilizando hoje na nossa instituição trata sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata, referente ao sexo masculino e tende a conscientizar nossos profissionais para que eles possam estar se prevenindo”, disse.

Não só nós que exercemos a área de segurança, mas todos, precisamos ter a consciência de buscar sua qualidade de vida, fazendo seu checkup de rotina para a prevenção de possíveis casos e que eles sejam identificados imediatamente”, finalizou o Guarda Municipal, Neves.

O coordenador da Saúde do Homem, Ytaciano Bezerra, falou sobre a programação que foi preparada para ser desenvolvida no mês de novembro. “Temos uma vasta programação durante todo mês de Novembro, relacionada a Politica Nacional de Atenção Integral a Saúde do Homem, que é muito importante e surgiu em 2008, e que esse ano completa 20 anos. Nós, da coordenação, junto com os serviços da saúde de Caxias. Estamos disponibilizando atendimentos e informações voltadas a saúde do homem, lembrando que o foco são os cânceres de pênis e próstata, bem como outras doenças que acometem a saúde do homem”, frisou.