A Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), realizará no próximo dia 25 de novembro de 2023, o Dia “D” da Campanha de Vacinação Antirrábica para cães e gatos no município. Todas as Unidades Básicas de Saúde da zona urbana e a sede da UVZ vão funcionar oferecendo vacinação contra a raiva das 8h às 12h.

Para o coordenador da UVZ, Natanael dos Reis, a data serve como mais uma oportunidade de manter em dia a vacinação para os animais. “A vacina é o único método de prevenção contra a raiva, uma doença que pode ser letal tanto para os animais quanto para os humanos, então é importante que os tutores, que ainda não vacinaram seus animais, procurem um dos pontos para imunizarem seus cães e gatos contra a doença”.

Ao todo 49.500 animais estão aptos a receberem a imunização contra a raiva, sendo 33.500 cães e 16.000 gatos. Durante as visitações domiciliares na zona urbana, que encerraram no dia 11 de outubro, o município chegou à marca de 25.262 animais vacinados contra a doença, sendo 15.845 cães e 9.417 gatos, o que corresponde a 51% da população domiciliada apta a ser imunizada em todo o município.

A vacina é destinada para cães e gatos sadios, a partir de três meses de vida, e animais que não tenham recebido a vacina contra o vírus da raiva no ano de 2023.