A Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Semect), apresentou na Feirinha da Gente deste domingo, os ganhadores dos concursos: Secretária Mirim; o Jovem a Cidade e o Patrimônio; e o Mascote da Flict. A vencedora do concurso Secretária Mirim, foi Laisa Victória de Sousa Santos, que vai conhecer o dia a dia da gestão municipal; em segundo lugar, Lívia Marcela Almeida Soares e em 3º lugar, Janaína Nascimento Carvalho, todas receberam reconhecimento. Laisa é estudante da Escola Antenor Viana Júnior.

“Eu não sabia que ia ganhar. Minha mãe, minha a avó e eu ficamos muito felizes. Eu quero conhecer o trabalho da secretária e ajudar também a fazer as coisas”, frisa Laisa Victória de Sousa Santos, vencedora.

“Foi muito importante para escola. Reconhecer que se tem criatividade, é um incentivo, pois nos prepara para o futuro”, lembra Joice dos Santos, professora.

Já o concurso O Jovem, A cidade e o Patrimônio, que visa incentivar os jovens conhecer o que é o patrimônio material e imaterial da cidade e como preservá-lo, elegeu Maria Eduarda da Conceição Silva. Ela ganhou o notebook. A mãe de Maria Eduarda, Miscilene da Conceição, ficou orgulhosa com a filha.

“Eu não imaginei que seria a ganhadora. O meu poema fala sobre Caxias, Guerra da Balaiada. Eu gostei muito de ser a vencedora, os professores e meus pais sempre estão comigo”, disse Maria Eduarda da Conceição Silva, vencedora.

“É um orgulho a minha filha ter sido vencedora. Sou do Povoado Água Branca, e minha filha estuda na Escola Coelho Neto”, disse Miscilene da Conceição, mãe de Maria Eduarda.

O concurso conta com o apoio da iniciativa privada que colabora com a premiação. Sebastião Olibeira e Anderson Cruz, falaram sobre a importância de apoiar os projetos.

Foi muito bom ter patrocinado. O incentivo tem que acontecer, já deu certo e vamos levar essa parceria adiante. Fazer parte desse momento é muito importante”, frisa Sebastião Oliveira, patrocinador.

“A gente acredita que a educação é o futuro de nossas crianças. Se as crianças têm uma boa escola, isso deixará mais felizes e vai contribuir para que ela seja uma grande pessoa”, lembra Anderson Cruz, patrocinador.

No Concurso Mascote da Flict quem levou a melhor foi José Macedo Soares, que foi caracterizado de Tatu Bola, recebeu um kit escolar e certificado. O 2º e 3º lugares também foram reconhecidos. A secretária, Ana Célia Damasceno e a coordenadora de Memória e Cultura da Semect, destacaram a importância da realização dos concursos.

“A aprendizagem da leitura e da escrita, mas a cidadania é desenvolvida, a criança passa a entender o que é um secretário. A intenção é fazer com que as meninas se sintam mais valorizadas. A gente aproveita para trabalhar o patrimônio histórico, a preservação da cidade. Estamos também premiando os mascotes da Flict”, frisa Ana Célia Damasceno, secretária da Semect.

“Queremos agradecer a todos os professores e técnicos da gestão pedagógica. Essas atividades que são voltadas para atividades de leitura e escrita são relevantes, porque exatamente ele acontece paralelo ao trabalho da Flict. Já o Mascote da Flict está voltado para as artes visuais”, reforça Francigelda Ribeiro, coordenadora de Memória e Cultura da Semect.

O Prefeito de Caxias, Fábio Gentil ao lado da deputada Estadual Daniella e secretários também prestigiaram o momento.

“É uma forma de incentivar os jovens a participarem de atividades culturais. Fico muito feliz em ver a Secretaria de Educação e Cultura unirem esforços para aproximar os jovens da nossa real cultura”, ressalta Daniella, Deputada Estadual.

“Hoje tivemos a presença da Semect com a entrega das premiações dos concursos e é importante essa parceria para que a gestão pública seja fortalecida”, disse Léo Barata, secretário municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e o Patrimônio Histórico.

“É necessário que as secretarias deem as mãos. Hoje a educação realiza a premiação para incentivar esses jovens, e automaticamente nós melhoramos o nosso IDEB. Hoje é Dia do Diretor Escolar, quero  parabenizar a todos”, frisa Fábio Gentil, prefeito de Caxias (MA).