A Prefeitura de Caxias (MA), por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), através da Coordenação do Núcleo Multiprofissional da SMADS, realizou a culminância do ”Projeto Acolhedor: identificando sofrimento psíquico na terceira idade”.

A ação foi dividida em dois momentos: um deles realizado com todos os idosos dos Centros de Convivência dos Idosos do município; e, em seguida com os profissionais dos equipamentos, que foram orientados a como identificar e lidar com as demandas emocionais que eles apresentam no dia-a-dia, bem como, proporcionar um olhar mais humano e acolhedor.

O momento foi conduzido pela Psicóloga, Mauriane Lima, e pelo Psicólogo, Felipe Campos, que abordaram as formas de identificar a problemática de saúde, e quais são os fatores são desencadeadores do processo depressivo. Eles também buscaram formas de contribuir para a orientação dos idosos e dos colaboradores. Essa prática, além de minimizar o sofrimento psíquico, permite que os idosos deprimidos consigam reorganizar sua vida.

É importante que familiares fiquem atentos a essas mudanças de comportamento e assim que possível invistam no cuidado com a saúde mental da pessoa idosa, através do acompanhamento psicológico que se torna imprescindível no começo dos sintomas. Para as pessoas idosas que moram sozinhas, a presença de um cuidador de idosos é fundamental para o suporte físico, social e emocional nas suas atividades da vida diária.