A Prefeitura de Caxias (MA), por meio da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), iniciou o curso de formação para profissionais da alimentação, que está sendo ministrado nos turnos matutino e vespertino. Mais de 200 profissionais estão participando da capacitação.

O curso de aperfeiçoamento de boas práticas para serviços de alimentação, tem carga horária de 16 horas aulas, visa atualizar os conhecimentos dos profissionais que realizam a manipulação de alimentos. Enis Nunes, manipuladora de alimentos, destaca a importância do curso.

Esse curso de formação é importante, por que é um conhecimento não só para o trabalho nas escolas, mas sim para nossas vidas, na nossa casa e em todos os lugares, porque fala da alimentação que é muito importante e são cuidados preparatórios vitais pra nossa vida, muita higiene, responsabilidade. A gente aprende muita coisa, e isso é muito bom“, frisa Enis Nunes, manipuladora de alimentos.

Ana Célia do Nascimento destaca que a valorização recebida é bom pra todos, profissionais e estudantes. “Já participei desses cursos oferecidos pela Prefeitura e Secretaria de Educação, porque vamos fazer o melhor para nossas crianças. E, isso não tem preço, a manipulação de alimentos de forma correta, com amor e carinho é muito bom fazer essa alimentação para nossos alunos“, destaca Ana Célia, manipuladora de alimentos.

Essa formação só tem a acrescentar aos participantes, pois tenho percebido uma boa receptividade de cada manipulador e manipuladora de alimentos. Integralmente, cada aluno quer mais conhecimento e inovação na área e isso é muito bom, excelente iniciativa da Prefeitura e Secretaria de Educação“, ressaltou Maria de Nazaré, instrutora.

A gerente do Senac Caxias, Rosy Bonfim destaca os benefícios da formação e da parceria com a gestão municipal para que o trabalho ocorra de forma adequada. “A parceria entre Prefeitura, SENAC e SEMECT, tem um objetivo importante que é formar e qualificar esses alunos, referentes a higiene pessoal, dos alimentos e do ambiente, de forma que seja garantida a entrega de um alimento seguro, preconizado pela legislação vigente e as necessidades individuais do estabelecimento. O curso irá contribuir para o preparo de um a alimentação escolar mais elaborada. A formação é uma parceria da Prefeitura Municipal de Caxias com o Senac através da Semect, destinado às merendeiras escolares. Com a participarão da formação o total de 250 profissionais em serviços de alimentação”, reforça Rosy Bonfim, gerente do Senac Caxias (MA).

A Secretária Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT), Ana Célia Damasceno, lembra que o investimento em cursos de formação é uma prática continua e aprimora a prestação do serviço aos estudantes e toda a comunidade escolar.

Nós investimos muito em cursos de qualidade e com muito conteúdo, como a alimentação escolar que é algo muito importante para nós da SEMECT. O SENAC é uma empresa parceira que através do curso de formação consegue qualificar esses profissionais, e tudo isso só acontece, por que o Prefeito Fábio Gentil acredita que investir em educação é promover melhorias nas escolas e cursos como esses para essas merendeiras é prova disso“, ressalta Ana Célia Damasceno, secretária da Semect.

Palavras chaves: , , ,