Nessa terça-feira (14), foi inaugurado no Centro de Caxias, o Escritório Social. O serviço é uma parceria entre o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o Tribunal de Justiça e a Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS)

O Escritório Social visa ofertar serviços especializados a partir do acolhimento de pessoas egressas do sistema prisional e seus familiares, dando apoio para a retomada do convívio em liberdade civil.

Patricia Ximenes, coordenadora do Escritório Social, falou sobre o serviço. “O objetivo da unidade é acolher essas pessoas e colocá-las nos serviços disponíveis no município, como os de assistência social, saúde, educação, BPC, CadÚnico e vários outros oferecidos pelo município”, disse.

A Juíza de Direito da Comarca de Caxias, Giza Mendonça, destacou a importância do serviço para a ressocialização. “A vinda do Escritório Social é fundamental para cumprirmos a função ressocializadora da pena, ou seja, o egresso sai do sistema e aqui ele vai poder contar com atendimento, onde serão verificados quais os encaminhamentos necessários, se é de trabalho, saúde ou se precisa de algum tratamento para dependência química, além do apoio aos familiares”, frisou.

“Aqui é um trabalho de ressocialização, onde iremos entregar a humanidade novamente para essas pessoas que sairam do sistema prisional, para que eles possam se sentir de volta a sociedade, é o nosso trabalho como políticos, entregarmos uma vida cada vez melhor pro cidadão maranhense” frisou a deputada federal, Amanda Gentil.

O Prefeito de Caxias, Fábio Gentil, ressaltou a parceria com o município, “É necessário que nós possamos trabalhar em conjunto, e eu tenho certeza que essa parceria é de grande acerto, e quem vai ganhar com isso tudo é a população, não só de Caxias, mas de toda região, pois é um sistema regional” disse.

“Estamos com esse apoio, atendimento social, psicológico, jurídico e de encaminhamento. Precisamos inserir, ressocializar para o mercado de trabalho e capacitá-los para a vida” finalizou Ana Lúcia Ximenes, secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social.