Com o intuito de debater o envelhecimento saudável, a Prefeitura de Caxias (MA), por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), através do Centro de Convivência dos Idosos (CCI) do Bairro Seriema, realizou uma roda de conversa com os idosos que frequentam o equipamento, com tema: ”Envelhecer com Autoestima”. O objetivo é manter o bem estar social, fazer com que eles estejam felizes em suas participações no equipamento social, além de trabalhar a resiliência para que os obstáculos da vida sejam superados.

Uma palestra foi realizado pela Assistente Social, Elisvanda, que abordou a autoestima na terceira idade. A profissional destacou que dentre os temas: o cuidado pessoal; a vaidade; interação social; atividades físicas; alimentação saudável e também, relacionamento amoroso, que contribuem para uma saúde mental equilibrada, proporcionando um envelhecimento ativo.

O conceito de qualidade de vida está relacionado à autoestima e ao bem-estar pessoal. Com o aumento do envelhecimento populacional, evidencia-se a importância de garantir ao idoso não apenas mais tempo de vida, mas qualidade para viver.

As atividades para os idosos dos equipamentos socioassistenciais são realizadas diariamente em todos os Centros de Convivência dos Idosos no município, onde são desenvolvidas dinâmicas e atividades em grupos voltadas para diversos temas abordados. O envelhecimento é acompanhado por uma série de mudanças físicas, sociais e emocionais. A autoestima reforça perspectivas positivas, promovendo também a sensação de valor pessoal, autoconfiança e resiliência.