A Prefeitura de Caxias (MA), por meio do Prefeito Fábio Gentil, que esteve acompanhado de secretários municipais, prestigiou a solenidade alusiva ao Dia da Bandeira, que tradicionalmente é celebrado dia 19 de novembro. A bandeira foi idealizada pelo caxiense Raimundo Teixeira Mendes (1855-1927) e Miguel Lemos (1854-1917), com orientação do astrônomo do Imperial Observatório do Rio de Janeiro, Manuel Pereira Reis (1837-1922). O desenho foi inspirado na bandeira imperial.

O Prefeito é declarado diretor do Tiro de Guerra, e é importante estarmos presentes em todos os eventos. É um respeito ao símbolo nacional, a Bandeira do Brasil. Nós temos 100 atiradores que estão sendo formado pessoas para a sociedade. Queremos dizer que elaboramos uma lei que já está em atividade, a partir de 2023, todos os atiradores vão receber uma ajuda de custo mensal”, disse Fábio Gentil, Prefeito de Caxias (MA).

Nós acompanhamos a formação deles, não tem como não se emocionar e ver a transformação de cada um deles. É motivo de orgulho e de honra estarmos aqui, principalmente ao se aproximar o Dia da Bandeira”, destaca Sargento Mesquita, secretário municipal de Segurança.

A Formatura, além de celebrar a Bandeira, serviu também para que os jovens fizessem juramento após mais de 8 meses de trabalho. Nas próximas duas semanas, o período de instrução será finalizado.

“A finalidade dessa solenidade é comemorar a nossa Bandeira, o nosso símbolo maior. E, no segundo plano fazendo o juramento dos jovens que ingressaram em março de 2023. Nós teremos um culto ecumênico, baile dançante, e no dia 30 de dezembro finalizado período militar para eles”, destaca Subtenente Costa, chefe de instrução do Tiro de Guerra.

“É algo muito importante, porque aqui é uma escola de civismo, tivemos cursos, estamos aprendendo como sermos cidadãos, conhecemos mais sobre a pátria”, disse Cairo, atirador.