A artesã Jhacy Ribeiro e a costureira Lucilene Andrade, estão mais preparadas para os desafios de suas atividades no mercado de trabalho. Elas concluíram mais um curso de capacitação, o curso Modelagem em Malha, ofertado pelo Serviço Nacional da Indústria em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), por meio da coordenação de direitos humanos e inclusão produtiva. Elas falam sobre os benefícios que o curso terá. A entrega de certificados ocorreu no Memorial da Balaiada, no Morro do Alecrim.

“Abrange muito a nossa mente. Foi um curso com duração de um mês e meio. Nós aprendemos a fazer peças que não sabíamos. Estamos desenvolvendo mais o nosso conhecimento como costureira”, destaca Jhacy Ribeiro, artesã.

“O que eu costuro são roupas de Umbanda. Gostei do curso e já estou atuando na área”, destaca Lucilene Andrade, costureira.

O curso teve 80 horas aulas com conhecimentos teóricos e práticos. O resultado foram roupas que serão inclusive doadas para os serviços de acolhimento da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS). Francyane Barradas, Ana Lúcia Ximenes e Adilson Reis, destacam que o curso veio para ajudar a transformar a vida de cada uma delas, que demonstram o desejo de crescimento por meio da educação.

“Esse curso vem impulsionar a geração de renda para as mulheres, tendo em vista que elas buscam sua autonomia financeira por meio de artes manuais. O curso foi básico de Modelagem em Malha e como começar”, destaca Francyane Barradas, coordenadora de Direitos Humanos e Inclusão Produtiva.

“Elas buscaram na costura a sua renda. Hoje estamos certificando e vamos continuar a pedir novos cursos, para que as mulheres possam ajudar na renda de sua casa”, destaca Ana Lúcia Ximenes, Secretária Municipal de Assistência e Desenovimento Social.

“Foram duas turmas, 35 pessoas concluíram o curso. O SENAI tem cumprido a sua missão, que é trabalhar com pessoas que precisam se aperfeiçoar. A ideia é manter essa parceria. Esse empoderamento deve permanecer, as pessoas devem complementar a sua dignidade que é se manter através do seu trabalho”, Adilson Reis, gerente do SENAI.