A Prefeitura de Caxias esteve presente no II Seminário Estadual de Avaliação da Planificação. O município foi representado pela secretária municipal de Saúde, Mônica Gomes, profissionais da Atenção Primária à Saúde, Centro Especializado de Atenção Materno Infantil e Maternidade Carmosina Coutinho.

O evento aconteceu nos dias 16 e 17 de novembro em São Luís (MA), e foi realizado pela Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão, em parceria com Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo (BP). O Seminário teve como foco as apresentações das experiências exitosas desenvolvidas na Atenção Primária à Saúde (APS) e da Macrorregião Leste.

O município de Caxias apresentou 3 (três) experiências exitosas com os processos da Planificação da Atenção a Saúde voltadas para a linha materno-infantil.

1. Fluxograma de assistência à criança na Atenção Primária à Saúde;

2. Tutoria municipal como estratégia de capilarização e fortalecimento da Planificação na Atenção Primária à saúde em um município do Maranhão;

3. Compartilhamento do cuidado de crianças e gestantes de alto risco: atribuições do Núcleo de Ensino e Pesquisa em um Ambulatório Modelo Pasa.

A avaliação da Planificação da Atenção Primária (PAS) é uma forma de sintetizar evidências da gestão e organização da Atenção Primária e Atenção Ambulatorial Especializada nas Redes de Atenção à Saúde e os avanços da planificação nos territórios e expansão da PAS no Maranhão.

Participaram do evento: o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, superintendente do Ministério da Saúde no Maranhão, Glinoel Garreto; a representante do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Maranhão (Cosems/MA), a secretária do Município de Caxias, Mônica Gomes; O coordenador técnico do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS) e BP da Planificação em Atenção à Saúde, Everton Rodrigues, além da participação por meio de videoconferência do coordenador técnico do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Fernando Cupertino e do coordenador geral de Saúde da Família e Comunidade da Secretaria de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde, José Eudes Vieira.

Palavras chaves: , ,