A Prefeitura de Caxias (MA), por meio da Secretaria Municipal de Saúde, Maternidade Carmosina Coutinho e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), participou de uma capacitação ministrada pelo Hospital Beneficência Portuguesa no âmbito do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS) do Ministério da Saúde, pelo Projeto Planificação, que visa a educação permanente de profissionais de saúde ligados diretamente a atenção em gestação, parto, nascimento e puerpério.

Ao todo dois treinamentos foram ministrados: o BLSO, que é o Suporte de Vida em Obstetrícia, e o ALSO, que é o Suporte Avançado de Vida em Obstetrícia. O curso teórico ALSO é reconhecido internacionalmente pela sua eficácia na formação de profissionais que atuam na assistência à emergências obstétricas.

Foram dois dias de encontro, onde os profissionais de saúde de Caxias e Coelho Neto puderam compartilhar conhecimentos visando tomar as melhores decisões no momento do parto.

“Nós estamos nesses dois dias intensos com a Maternidade de Caxias e Coelho Neto, para participar deste curso de suporte avançado de vida em obstetrícia, e para melhorar a qualidade e segurança do paciente relacionada as complicações de urgência e emergência. Estamos aprendendo como intervir, quando recebe o paciente com complicações desde uma hipertensão à sangramentos. Esse curso é internacional e realizado pelo TeleNordeste e o Ministério da Saúde”, frisa Márcia Santos, diretora da Maternidade Carmosina Coutinho.

“Esse curso vai auxiliar tanto as gestantes, quanto as famílias delas. O curso trabalha as complicações no trabalho de parto para dar um desfecho favorável. Esse suporte está vindo também como forma de atualização de protocolos que mudam sempre”, frisa Iracely de Vasconcelos, enfermeira Obstétrica da Maternidade de Coelho Neto.

“Esses dois treinamentos traz para Caxias e para os profissionais que atuam na Maternidade e SAMU, que estão na linha de frente a fazer um diagnóstico rápido e preciso das emergências e urgência que as gestantes se encontram. A ideia do curso é prestar a melhor assistência possível com qualidade e segurança para a gestante, para que ela possa entrar na Maternidade e sair com seu bebê feliz e da melhor maneira possível”, lembra Ludmila Guimarães, coordenadora de operações do Programa TeleNordeste do Proadi-Sus do Beneficência Portuguesa de São Paulo.

O curso contribui com a linha de cuidados materno infantil para Caxias e região, para qualificar os profissionais a atender as urgências e emergências, ajudando a ‘Princesa do Sertão’ a seguir sendo uma referência.

Palavras chaves: , ,