A Prefeitura de Caxias (MA), por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), através da Coordenação de Direitos Humanos e Inclusão do Produtiva e a Coordenação do Núcleo de Promoção da Igualdade Social, neste dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, uma Escuta Social, voltado principalmente às comunidades quilombolas, no auditório da Prefeitura de Caxias (MA).

Quero saudar o 20 de novembro, uma data muito importante para o movimento negro, em busca das igualdades. Estamos reunidos hoje com as lideranças quilombolas onde todos têm voz e vez para que eles possam expor suas demandas, suas necessidades”, lembra Ivan de Oxóssi, coordenador do Núcleo de Promoção da Igualdade Racial.

“Nós precisamos que essas comunidades sejam ouvidas como um todo. O nosso momento é com o pessoal da zona rural, que mais precisa”, disse Claudiana Silva, técnica do do Núcleo de Promoção da Igualdade Racial.

“Nós estamos aqui para ouvir essas comunidades, mas também destacar o que já foi feito pela gestão municipal, a exemplo dos livros para a educação quilombolas para que as crianças possam valorizar as suas raízes”, disse Ana Célia Damasceno, secretária da Semect.

Nós viemos solicitar uma melhoria na estrada, porque temos um poço, mas a comunidade cresceu e precisa de mais rede de água. A outra questão é buscar um posto de saúde para a nossa região, porque a população tem que vir para o Baú”, disse Raimundo Nonato, morador da Trabalhosa.

“Nós temos que ter consciência do que devemos fazer. É importante esse diálogo, temos representes de várias comunidades. E, estamos aqui buscar solucionar e trazer mais segurança para a comunidade”, disse Charles James, vereador.

O encontro reuniu representantes de associações, lideranças de comunidades rurais, para tratar juntamente com a gestão pública sobre demandas em diversas áreas: educação, infraestrutura, agricultura, saneamento, saúde, dentre outras. O momento foi importante para que todos pudessem falar diretamente às autoridades municipais sobre a situação que cada comunidade vivencia, além de aproximar o poder público das questões mais urgentes, e planejar a solução no médio e longo prazos de outras ações.

A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMADS), por meio da Escuta Social, também prepara uma plano de ação para 2024, visando enfrentar situações reais e que mais afetam diretamente as comunidades rurais.

Nós fizemos uma escuta e estamos planejando 2024, daí a necessidade de escutar as comunidades para entender qual a real necessidade delas”, disse Francyane Barradas, coordenadora de Direitos Humanos e Inclusão Produtiva.

“Hoje essa Escuta Social tem por objetivo trabalhar o reconhecimento das pessoas enquanto quilombolas, mas também buscar políticas públicas em todas as esferas de governo. Nós estivemos aqui para que as pessoas possam dizer qual a demanda de sua comunidade”, disse Ana Lúcia Ximenes, secretária da SMADS.

Hoje discutimos sobre as demandas e ações do povo negro e quilombola com várias secretarias, e já nos comprometemos para que a escola da Soledade possa ser reformada e ampliada para atender da melhor forma as pessoas da comunidade. Nós colocamos o nosso mandato a disposição da comunidade”, destaca Daniella, Deputada Estadual.

“Vir para cá e ver a necessidade de cada um, faz com que a gente tenha conhecimento real do que eles estão passando. Eu tenho certeza, que a Prefeitura de Caxias, com o seu secretariado e os vereadores, fazem esse papel. E, hoje, começar a semana valorizando os quilombolas é muito importante. Nós escutamos muita coisa, e vamos acoplar em nosso planejamento para realizar”, disse Fábio Gentil, Prefeito de Caxias (MA).