A Campanha Novembro Azul foi realizada nessa terça-feira (21), na sede das secretarias de Infraestrutura e Limpeza Pública. O objetivo foi levar informações sobre saúde do homem e aproximar os serviços de saúde para os colaboradores.

Na oportunidade, foram ofertados consultas com equipe multiprofissional, palestras e café da manhã. O evento contou com a presença do prefeito de Caxias Fábio Gentil, a deputada estadual Daniella, o secretário de Infraestrutura Gentil Neto, a secretaria de Saúde, Mônica Gomes e outras autoridades.

O Prefeito de Caxias, Fábio Gentil, falou sobre a campanha. “Nós estamos trabalhando o Novembro Azul para dar maior visibilidade, mas a Prefeitura de Caxias trabalha todos os meses fazendo exames e acompanhamento da saúde do homem. É importante também que as mulheres compreendam isso, para que elas conscientizem seus maridos e filho. Hoje, aqui na Sinfra, a Prefeitura de Caxias faz sua parcela de contribuição”, frisou.

O Secretário de Infraestrutura, Gentil Neto, destacou a iniciativa. “Nós já estamos no terceiro ano consecutivo dessa ação, porque a Secretaria de Infraestrutura com a Secretaria de Limpeza Pública, tem uma grande quantidade de homens, e essa Campanha é mais voltada à saúde do homem. Na oportunidade não podemos deixar de agradecer e falar da parceria com a Secretaria de Saúde, que trouxe médicos, psicólogos e outros profissionais que cuidam da saúde do homem para falar um pouco desse cuidado e a importância da prevenção”, disse.

“Um mês de suma importância para os homens, que faz menção à saúde do homem. Esse mês é justamente para chamar atenção ao câncer de próstata, que vem tirando a vida de tantos homens. Os homens que tem receio de se cuidar, estamos aqui para dizer que é importante a prevenção”, destacou a deputada estadual, Daniella.

Mônica Gomes, secretária de Saúde, ressaltou a parceria. “Em alusão ao Novembro Azul, o secretário de Infraestrutura, Gentil Neto, entrou em contato conosco para que pudéssemos estar ajudando nessa programação que foi feita para os colaboradores da infraestrutura. A Secretaria de Saúde prontamente disponibilizou uma equipe com médicos, enfermeiros, dentistas e outros profissionais, que estarão prestando serviço para o público da Sinfra”, contou.

“Estamos falando sobre a prevenção ao câncer de próstata, lançando em mão a política nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem aqui em Caxias, falando de prevenção, controle, avaliação, da parte clínica e reabilitação, além de quebrar um pouco o estigma e o preconceito no que tange à saúde do homem”, disse Ytaciano Bezerra, coordenador de Saúde do Homem.

“Eu costumo me cuidar muito. Foi uma palestra muito boa, eu vim para me consultar e eu gostei”, disse José dos Santos, servidor.