Uma ação educativa foi realizada nessa segunda-feira (20) no Centro de Convivência de Idosos (CCI) do Castelo Branco, um dos bairros com maior índice de infestação pelo mosquito Aedes aegypti.

Conforme instituído pela Lei Federal nº 2.235/2010, no penúltimo sábado de novembro, é o Dia Nacional de Combate à Dengue, que tem a intenção de mobilizar iniciativas do poder público e a participação popular para ações de combate ao vetor da doença, o mosquito Aedes aegypti. E foi o que fez a Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), por meio do Núcleo de Educação em Saúde, Planejamento e Epidemiologia (NESPE), em alusão à data.

“Viemos falar das medidas preventivas, da importância do cuidado em casa com qualquer depósito que possa acumular água, locais onde o Aedes aegypti, responsável por transmitir não apenas a dengue, mas também a chikungunya e a zika costumam reproduzir”, disse a coordenadora do NESPE, Maryanne Morais.

A aposentada Francisca Pereira já teve dengue e sabe bem o alerta que a UVZ faz. “Fiquei toda dolorida, indo parar no hospital. Nós fazemos nossa parte, cuidando dos nossos quintais, mas os vizinhos também têm que fazer a sua, por isso que é importante a conscientização chegar para todos”.

Para a coordenadora do CCI Castelo Branco, Cinthya Valéria. “conhecimento nunca é demais. A UVZ está de parabéns pela iniciativa. Todos nós devemos ser multiplicadores, contribuir e ajudar nesse combate ao mosquito”.

Palavras chaves: ,