A Prefeitura de Caxias (MA), por meio da Secretaria Municipal de Indústria, Tecnologia e Comércio (Semitec), em parceria com o Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Caxias (MA), realizou nessa quarta-feira (22), o Café Empresarial, na sede do IFMA, com a presença de empresários locais. O objetivo foi apresentar o potencial da instituição aos visitantes que queiram participar de licitações e prestar serviço ao IFMA.

Enquanto Secretário eu comecei a andar pela cidade, e encontrei aqui no IFMA uma fábrica de soluções para a classe empresarial. Com o tempo surgiu a necessidade de aproximar a classe empresarial dessa instituição. Descobrimos que o IFMA tem uma dotação para compras em Caxias, mas algumas compras são feitas por empresas que não são caxienses. Então, esse Café Empresarial vamos saber qual o obstáculo. E, nós acreditamos que tem muita coisa boa para vir, a partir desse primeiro encontro”, frisa Tino Castro, secretário municipal de Indústria, Tecnologia e Comércio (Semitec).

O IFMA Campus Caxias (MA), além de ser uma instituição de ensino Federal que trabalho o Ensino, a Pesquisa e a Extensão, também é um local de produção de soluções para a sociedade em diversas áreas: cursos de empreendedorismo, energia solar, agricultura, pecuária, dentre outras áreas.

Mas, o IFMA também realiza compras, graças a sua autonomia financeira. E, foi visando demonstrar esta possibilidade ao mercado caxiense, que conta com potenciais fornecedores que os empresários foram convidados a conhecer a instituição.

“O IFMA como uma instituição federal, uma autarquia tem sua autonomia para aquisição de produtos. A aquisição acontece por meios legais, e estamos aqui para apresentar de forma simplificada e facilitada como as instituições de Caxias podem participar das licitações, considerando que temos apenas uma empresa de Caxias que presta serviço para o IFMA. Nós temos a prestação de serviços, gráfica, material para agrárias, alimentos, dentre outras. Com certeza, em torno de 50 empresas poderiam fazer parte dessas licitações e contratos”, lembra Luis Moraes, Diretor do Departamento de Extensão e Relações Institucionais.

É importante essa exposição, porque o IFMA tem um potencial para oferecer à sociedade e que não é de total conhecimento da classe empresarial. É importante esse momento de divulgação para que tenhamos esse conhecimento e possamos participar”, destaca Luís Faustino, empresário.