Caxias (MA) foi representada pela Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Semect) na Festa literária de Itapecuru Mirim (FLIM) 2023. Participaram do evento a secretária da Semect, Ana Célia Damasceno; a Gestora de Memória e Cultura Francigelda Ribeiro e Mikeias Cardoso, integrante da Semect.

A Festa Literária de Itapecuru Mirim é um evento literário que conta com espaços para a poesia, literatura e apresentações de escolas. Dentre os homenageados de 2023 esteve o Poeta Antônio Gonçalves Dias, pai do Romantismo Brasileiro, caxiense, que é nacionalmente e mundialmente conhecido.

“A FLIM está muito bonita, muitas atividades e leitura. Podemos observar a presença da comitiva da cidade de Caxias, e da secretária de Educação, Ana Célia Damasceno, que veio participar da nossa festa, o que é orgulho pra nós”, disse Ângela Dominique, aluna.

“Estamos aprendendo muita coisa participando de várias atividades, e estudando a vida do poeta Gonçalves Dias, poeta de Caxias, representado aqui pela equipe de Caxias e pela secretária de educação”, falou Maria Eduarda, aluna.

O Coordenador Geral da VI FLIM, Inaldo Lisboa, destacou a presença da comitiva de Caxias e falou do prazer em receber os participantes. “É gratificante receber pessoas tão ilustres de Caxias como a secretária de Educação Ana Célia, Francigelda Ribeiro e Mikeias Cardoso, que vieram participar com um estande aqui na FLIM, é um grande prazer recebê-los” . frisou o escritor e coordenador da FLIM.

O secretário de educação de Itapecuru Mirim, Hilton César, falou da ilustre presença da comissão de Caxias (MA). “Muito bom receber a cidade que é uma das que hoje realiza uma das melhores feiras do Maranhão, estamos irmanados, trocando ideias e nos apoiando. É com muita alegria que recebemos a equipe da Secretaria de Educação de Caxias na nossa maravilhosa festa”, agradeceu Hilton César, secretário de educação.

“A alegria em receber a equipe da terra do nosso homenageado Gonçalves Dias nos deixa muito feliz, afinal Caxias é um berço de grandes poetas e escritores, é muito bom tê-los aqui prestigiando nossa FLIM, essa Festa que é de todos nós. Estamos muito gratos com a comitiva da Secretaria de Educação de Caxias por ter aceito nosso convite”, destacou o Prefeito Benedito de Jesus (Coroba).