A Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e a Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), realizou nesse sábado (25), das 8h às 12h, o Dia D de vacinação contra a raiva animal na zona urbana. No total, foram vacinados 817 animais entre cães e gatos.

“Mobilizamos 31 locais de vacinação, entre UBSs, UVZ e pontos estratégicos, graças a parceria com a UPA Veterinária, o Rotary Club, o Club das Mães no Santa Teresinha, o Frigorífico ‘O Gilmar’, o polo Unifacema no Eugênio Coutinho e a Igreja de São Judas Tadeu no Ponte. Nosso objetivo foi dar mais uma oportunidade para quem não conseguiu vacinar seu pet durante o mutirão que realizamos no mês passado”, destacou Natanael dos Reis, coordenador da UVZ.

Cardênio Farias levou seus animais logo cedo para vacinar. Para ele é importante cuidar da saúde dos animais. “Cuidar da saúde do animal, manter as vacinas em dias, protegê-los contra a raiva é também proteger as pessoas”, frisou.

Adriana Cristina também aproveitou a ação para levar os seis amigos de quatro patas da família. Ela reforçou que “a vacina é tão importante para o animal como para o ser humano, pois se o cão com raiva morder a pessoa ela corre o mesmo risco”, destaca.

A Campanha de Vacinação Antirrábica segue na próxima semana na zona rural. A Meta é chegar a 49.500 animais que estão aptos a receberem a imunização contra a raiva, sendo 33.500 cães e 16.000 gatos. Durante as visitações domiciliares na zona urbana, que encerraram no dia 11 de outubro, o município chegou a marca de 25.262 animais vacinados contra a doença, sendo 15.845 cães e 9.417 gatos, o que corresponde a 51% da população domiciliada apta a ser imunizada em todo o município.

Raiva

A Raiva é uma doença infecciosa aguda transmitida por vírus. No ciclo urbano os principais responsáveis pela transmissão do agravo são os cães e gatos, e a única forma de prevenção é através da vacinação. Caso as medidas preventivas não sejam realizadas, a doença acomete o sistema nervoso central e evolui rapidamente, sendo letal em aproximadamente 100% dos casos, tanto para os homens quanto para os animais.