A Prefeitura de Caxias (MA), por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), através do Centro de Convivência Cangalheiro, realizou uma palestra com o tema: Importância da Doação de Sangue, e o cadastro de medula óssea.

A palestra foi promovida pela Assistente Social, Margareth, que ressaltou para os colaboradores do equipamento sobre as condições básicas e necessárias para doar sangue. Ela explicou que antes da doação, o doador passa pelo cadastro, pré-triagem, triagem clínica e finaliza com a coleta da bolsa de sangue. “A doação é um gesto humanitário de segurança nacional. Em algum momento um familiar ou um conhecido já precisou, ou, poderá precisar de transfusão sanguínea”, frisou.

A doação de sangue é um gesto solidário de doar uma pequena quantidade do próprio sangue para salvar a vida de pessoas que se submetem a tratamentos e intervenções médicas de grande porte e complexidade. Para se ter ideia, uma única doação pode salvar até quatro vidas. O momento também abordou sobre a doação de medula óssea, que se trata de mais um importante ato de solidariedade e pode ajudar pacientes que têm o transplante como única chance de cura. O transplante de medula óssea é um tratamento indicado para pacientes com doenças de sangue, como leucemia, linfomas e alguns tipos de anemia.