Colaboradores do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) Caxias participaram nessa segunda-feira (27), de atividade alusiva à Campanha Novembro Azul, de prevenção à saúde do homem. Na oportunidade, foi realizada palestra sobre a importância do cuidado com a saúde física e mental, mas principalmente sobre a prevenção ao câncer de próstata.

A Campanha Novembro Azul do INCA e do Ministério da Saúde em 2023 chama a atenção para o cuidado com a saúde do homem e a prevenção do câncer, especialmente o de próstata, segunda doença que mais mata homens no mundo. O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais incidente na população masculina em todas as regiões do país, atrás apenas dos tumores de pele não melanoma.

No Brasil, estimam-se 71.730 novos casos de câncer de próstata por ano para o triênio 2023-2025. Atualmente, é a segunda causa de óbito por câncer na população masculina, reafirmando sua importância epidemiológica no país.

O médico do SAMU, Felipe Guimarães, falou da importância da Campanha. “Esse mês é muito importante a gente salientar que o homem precisa se atentar a sua saúde, principalmente na genitália. Pode se ter um câncer de pênis devido a má higienização, o não uso de métodos contraceptivos. Também tem o câncer de próstata, que depois de certa idade é importante fazer exames de rotina e ir no posto de saúde procurar seu médico”, disse.

Leomar Moreira, condutor socorrista, participou do evento. “Para a gente é muito importante esses cuidados, precisamos quebrar essa barreira do preconceito, pois o homem as vezes fica receoso de passar por exames. O que aconselhamos é perder esse medo, pois a saúde em primeiro lugar”, disse.

“Estamos trazendo os informativos sobre a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem para os profissionais do SAMU, pois as vezes o profissional de saúde esquece de se cuidar e ele precisa estar nesse processo”, finalizou Ytaciano Bezerra, coordenador de Saúde do Homem.

 

Palavras chaves: , ,