O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) Caxias realizou, nesta quarta-feira (30), solenidade de comemoração ao aniversário de 18 anos de serviços prestados a população de Caxias e Região. A unidade conta com equipe multiprofissional, além de ambulâncias de suporte avançado, suporte básico e motolancias.

O SAMU Caxias é Regional, responsável pelas bases descentralizadas das cidades de Coelho Neto, Afonso Cunha, Duque Bacelar, Buriti, Matões, Parnarama, Aldeias Altas, São Francisco do Maranhão e São João do Sóter. O diretor do SAMU Caxias, Franklin Maranhão, falou da evolução da unidade.

“Hoje estamos comemorando a fase adulta do SAMU, e é um marco para a história de Caxias, pois conseguimos contemplar com quase todas as frotas, juntamente com as bases descentralizadas. A aquisição dessas ambulâncias é muito bom pra nossa regional, pois fazemos atendimentos com bom tempo resposta. O parabéns hoje é para os profissionais e para a população” frisou Franklin Maranhão, diretor do SAMU Caxias (MA).

O Prefeito de Caxias, Fábio Gentil, participou do evento e falou da importância do SAMU durante a gestão. “Além da aquisição das motolancias, nós ampliamos a estrutura física do SAMU, e também trouxemos ambulâncias novas. Agora mais do nunca com apoio das Deputadas, Amanda Gentil e Daniella, do Governador, Carlos Brandão e do Presidente, Lula, com certeza o SAMU, que faz o primeiro atendimento, irá ter condições muito mais favoráveis para continuar salvando vidas”, ressaltou.

A técnica de enfermagem do SAMU, Maria do Socorro, destacou que trabalhar na unidade é a realização de um sonho. “Em 2009 eu tinha o desejo muito grande de fazer parte da equipe do SAMU e para entrar eu precisava estar preparada, eu procurei, fiz curso e me especializei na área. Pedi um estágio voluntário aqui, vinha todo final de semana e foi assim que hoje estou aqui há 13 anos. Cada ocorrência pra mim é como se fosse a primeira”, disse.

“A gente tem esse compromisso com a saúde do nosso município, além de várias UBSs, também fizemos uma reforma e ampliação aqui no SAMU, para que a gente possa dar mais dignidade e qualidade no trabalho” destacou Gentil Neto, Secretario de Infraestrutura.

Para Rita Paz, os 18 anos de SAMU Caxias refletem um trabalho humanizado e de qualidade em prol da população caxiense. “O SAMU faz aniversário, mas o presente é nosso, que ganha com esse serviço maravilhoso e essencial”, disse Rita Paz, Gestora Regional de Saúde.

Palavras chaves: , ,