O comparecimento do público masculino surpreendeu a equipe da Unidade Básica de Saúde da Vila Arias. Em pauta, a saúde do Homem e busca por informações. O atendimento do chamado tem a ver com a Campanha Novembro Azul, de prevenção ao Câncer de Próstata, mas também da busca pelo cuidado preventivo a outros agravos. Seu Luís Ximenes, faz avaliações constantemente.

“A Prevenção é importante. Eu faço todos os exames, e para não deixar relaxar, principalmente a próstata, a gente tem a necessidade de vir ao médico para se cuidar”, disse Luis Ximenes, paciente.

Já o seu Raimundo Rodrigues, está rompendo a barreira tabu. Ele confessa que só busca a saúde quando tem algum problema de saúde, mas também está cada vez mais convencido de que se procurar antes do aparecimento de alguma doença é melhor.

“Eu quase não venho na UBS, só venho quando estou sentindo alguma coisa. Sempre o pessoal cobra que é para a gente vir antes, para que não venha tarde demais. Eu estou aqui hoje, e vou buscar vir mais vezes”, disse Raimundo Rodrigues, assistido.

A Campanha Novembro Azul, leva palestras e atendimentos e prevenções contra: câncer de próstata, câncer de boca, câncer de pênis, dentre outras possíveis complicações à saúde, que são possíveis de serem prevenidas. A dentista Roana Coelho e o Médico César Marney reforçam a necessidade da busca pelo atendimento.

“A gente tenta incentivar, plantar uma semente de informação para ser acompanhado na sua saúde. A gente no consultório faz uma avaliação geral do homem neste mês de novembro. A UBS contempla tudo, tem vários profissionais que cuidam da saúde do homem”, frisa César Marney, médico.

A saúde bucal é tão importante quanto a saúde do corpo. A boca é porta de entrada para outras doenças de uma forma geral. É importante ter uma saúde bucal adequada. De seis em seis meses é o ideal para buscar atendimento em uma UBS em saúde bucal para que se tenha uma saúde adequada”, disse Roana Coelho, dentista.

Palavras chaves: ,