A ‘Princesa do Sertão Maranhense’ se iluminou para mais um Natal. Na noite dessa sexta-feira (1), a Prefeitura de Caxias/MA, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, realizou a abertura oficial da programação do Natal Iluminado 2023, uma vasta programação cultural espalhada por vários pontos da cidade.

O prefeito de Caxias, Fábio Gentil, falou sobre a importância turística do evento. “O Natal iluminado resgata o âmbito familiar, traz de volta as pessoas pras praças, a alegria desse grande momento que é o nascimento de Cristo. A gente aproveita pra dizer a todos os maranhenses, a todos aqueles que essa imagem alcançar que Deus possa iluminar a vida de cada um como essas lâmpadas iluminam a cidade de Caxias. E o Natal Iluminado de Caxias, por si só, a imagem do natal iluminado já atrai milhares de turistas das cidades circunvizinhas e de fora do próprio estado do Maranhão. E hoje, na abertura, temos uma grande pessoa que é o padre Fábio de Melo, e caravanas de diversas cidades de outros estados, vindas pro município de Caxias, e que aqui irão levar a imagem verdadeira da cidade de Caxias, um povo hospitaleiro e uma cidade iluminada com mais de 200 mil micro lâmpadas acesas aqui no município. Então, a gente junta a família, o amor, o respeito, a iluminação, mas acima de tudo o turismo dentro do nosso município a todos aqueles empreendedores menores e maiores com certeza terão um fruto dessa semente que nós plantamos há seis anos que é o natal iluminado – o melhor natal iluminado do estado do Maranhão”.

A programação de abertura do evento começou no início da noite, no Complexo Turístico Balaiada, ao lado do Memorial da Balaiada, com a benção do Presépio Municipal sob responsabilidade da família caxiense Borges, que conduziu o menino-Jesus até a manjedoura montada em ao lado do Museu da Balaiada. Em frente ao Memorial, a apresentação do Quarteto de Cordas da Orquestra Sinfônica de Teresina (PI), levou a música erudita pra perto do povo.

O grupo é formado pelos músicos David Carvalho (violino), Moura Neto (violino), Raphael Rodrigues (viola) e Pedro Queiroz (violoncelo), juntos, eles transmitem todos os elementos musicais necessários, com todas as notas e acordes indispensáveis da orquestra.

É uma satisfação enorme estar presente no Natal Iluminado da cidade de Caxias. Eu particularmente, tenho um carinho muito grande porque trabalho aqui com um projeto que iniciou no ano passado – que é o projeto chamado Orquestrando Caxias que se assemelha muito ao projeto Orquestra Sinfônica quando esteve no seu início, e para nós que compomos o Quarteto de Cordas da Orquestra Sinfônica de Teresina é uma satisfação enorme e agradecemos profundamente o convite e a sensibilidade dos órgãos públicos oferecer isso para população de Caxias. A gente tem a função de popularizar o erudito e de tornar o erudito popular. E o Quarteto veio dar o toque inicial da apresentação da Orquestra que estará completa na apresentação do dia 17 de dezembro. Então, a gente trouxe um repertório de Natal, bem característico do período em que estamos vivendo, e também pra presentear a cidade de Caxias, na verdade retribuir por tudo aquilo que ela tem demonstrado de carinho conosco, com a Orquestra Sinfônica de Teresina e todos os artistas da cidade de Caxias e da cidade de Teresina”, ressaltou o músico David Carvalho.

Até o dia 6 de janeiro de 2024, as luzes do Natal iluminam as famílias caxienses e quem visita a ‘Princesinha do Sertão’. O Secretário Municipal de Cultura, Leonardo Barata falou sobre a vasta programação do evento.

Mais de 200 mil lâmpadas serão ligadas hoje em Caxias, no início do Natal Iluminado, é o sétimo Natal Iluminado de Caxias. E, este ano, vem recheado de tanta coisa legal como o show do lago na piscina do Ponte, vamos prestigiar um dos bairros mais antigos da nossa cidade; a Cantata Natalina nas escadarias também de Santo Antônio, aos pés do Cristo Redentor. E o desfile de Natal; o presépio municipal que está aqui montado, que logo, logo, será dado a bênção; o show do Padre Fábio de Melo; o show de som e louvor para os nossos irmãos evangélicos. É uma programação bem vasta, com músicas também gospel, católicas e erudita para o nosso povo. Uma programação que vem resgatar esse espírito natalino nos nossos irmãos caxienses, mas principalmente nos turistas. Tem tanta gente que vem de tantas cidades de perto e de longe prestigiar e levam Caxias como inspiração, graças à iniciativa do prefeito Fábio Gentil que, durante esses sete anos, tem investido muito no Natal Iluminado da nossa cidade”.

“O nosso Natal ele traz embelezamento da cidade, um impacto no turismo e na economia, e acima de tudo, vem resgatar o espirito natalino em nossos corações”, destaca Zé Gentil Neto, secretário municipal de Infraestrutura.

“O Natal de Caxias hoje repercute no Brasil. É a minha primeira vez participando da abertura do Natal Iluminado, e cada ano o Caxias melhora sua apresentação. Quero agradecer a família Gentil pelo convite e estou encantada”, disse Cláudia Coutinho, Deputada Estadual.

Esse show de iluminação que a gente traz para a nossa população nos faz sentir orgulho da nossa cidade. Esse é um momento de alegria para todos nós”, disse Amanda Gentil, Deputada Federal.

Estou feliz em participar desse momento importante, com essa simbologia de trazer o menino Jesus. Espero que esse sentimento de solidariedade e amor ao próximo chegue no coração de todos os caxienses”, disse Daniella, Deputada Estadual.

E, do Complexo Turístico Balaiada, a programação continuou em frente à praça do Pantheon, no Centro da cidade, com o espetáculo Acendimento das luzes – ‘Magia do Natal’ que contou a história dos guardiões das luzes de Natal, despertando o encanto do mês mais especial do ano.

A banda católica Asafe se apresentou no palco principal antes do show mais esperado da abertura, o do Padre Fábio de Melo. Sacerdote católico, artista, escritor, professor e um dos maiores influenciadores digitais do Brasil, padre Fábio de Melo retornou a Princesa do Sertão com um show alegre que reuniu uma multidão de caxienses e também caravanas de vários municípios do Piauí e Maranhão e de outros estados, em frente a praça Pantheon. Teve quem trouxesse caravana de Jatobá do Maranhão há mais de 200 km de Caxias só para ver o Padre Fábio de Melo e a abertura do Natal Iluminado de Caxias.

Nós viemos com uma caravana, para nós é uma alegria que a gente está aqui. Parabéns à Prefeitura de Caxias pela organização”, disse Natan Nascimento, Jatobá.

“O Natal não é a festa de um dia, é uma proposta de vida, porque a vida cristã é essencialmente natalina, um menino encarnado em nós, fazendo a sua obra por meio de nós e em nós. Eu desejo isso que seja um Natal de muitas bençãos e muitas realizações para todos. Eu acho que a visibilidade que a gente tem, ela se converte em responsabilidade. Uma feliz oportunidade que a gente tem de chegar ao coração de muitas pessoas e eu exerço isso com muita responsabilidade”, explicou Pe. Fábio de Melo.

Palavras chaves: ,