Em parceria com a Organização dos Diabéticos e Hipertensos de Caxias, a Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou o evento – “Caxias na Luta contra o Diabetes”. A ação visa alertar a população sobre a doença. O evento aconteceu na Praça Dom Luís Marelim e contou com diversos serviços, como: aferição de pressão arterial e glicose, teste de sensibilidades dos pés, orientações médicas, atendimento com psicólogo e podólogo, além de stands de laboratórios e cursos técnicos parceiros.

O organizador do evento, Alexandre Henrique, falou da ação. “O diabetes não tem cura, mas você pode conviver com ela, desde que você consiga ter controle. Isso aqui é a realização de mais um sonho, são passos que a gente dá para ir cada vez mais conquistando”, frisou.

Mônica Gomes, Secretaria Municipal de Saúde, destacou a importância da gestão apoiar os eventos. “A organização entrou em contato com a gente para que nós apoiássemos com ações e serviços o dia ‘D’ de combate ao diabetes. Aqui em Caxias, nós trabalhamos no serviço público o combate a doenças crônicas, e tanto a hipertensão, como o diabetes são os mais incidentes”, disse.

“É de suma importância eventos como esse para que a população tenha conhecimento do seu cuidado com a saúde, aqui temos um foco que é o diabetes, mas não é só um foco feito aos cuidados, mas principalmente ao que diz respeito a prevenção”, destacou a promotora de Justiça da área de saúde, Ana Claudia.

“O acompanhamento da Diabetes é feito na atenção básica, que é a forma mais barata de você conviver com essa doença. Por isso, que esses eventos são importantes para que as pessoas possam fazer o teste da glicemia, como também fazer o acompanhamento”, disse Mário Assunção, vereador.

“Eu sou nutricionista e antes de entrar para a política acompanhei muitos pacientes diabéticos. É importante esse acompanhamento que a Prefeitura vem fazendo”, destaca Daniella, Deputada Estadual.

“É importante que o poder público possa enfrentar essa realidade e que haja o acompanhamento diário. É importante que também possamos mudar os hábitos diários para que possamos, aliada a medicação ter um melhor resultado. É necessário controlar as taxas, não é possível a cura, mas é possível controlar. Quero parabenizar o Alexandre e a Organização, que estão realizando esse evento e que distribuíram kits, mostrando a importância desse acompanhamento“, frisa Fábio Gentil, Prefeito de Caxias (MA).

Palavras chaves: ,