A Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nessa quinta-feira (30), a entrega de Kits do ‘Programa Saúde com Agente’ para agentes comunitários de saúde e agentes de endemias de Caxias. O programa é desenvolvido pelo Ministério da Saúde, em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS), e é o maior programa de formação técnica na área da saúde no formato hibrido. Tendo como objetivo oferecer qualificação técnica para 200 mil agentes de saúde em todo o Brasil.

O Projeto Saúde com Agente é uma parceria da UFRGS com Ministério da Saúde e Conasems para oferecimento de Curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde, para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Curso Técnico em Vigilância em Saúde com Ênfase no Combate às Endemias, para os Agentes de Combate às Endemias (ACE).

Os Kits, distribuídos pela gestão municipal, contam com aparelho de pressão, glicosímetro e tiras para o glicosímetro. A Secretaria Municipal de Saúde, Mônica Gomes, destacou a importância do momento. “O município ganha o aperfeiçoamento desses profissionais que estarão prestando assistência junto a nossa população e isso é muito importante para o município e para os indicadores de saúde que nós trabalhamos”, disse.

O Prefeito de Caxias, Fábio Gentil, ressaltou a importância das parcerias. “A gente comprova com dados de que a parceria entre o ente público municipal, estadual e federal é necessário, para que nós possamos propor uma saúde de qualidade. Hoje fico muito feliz de ver nossos agentes comunitários de saúde e agente de endemias que foram qualificados com esse curso”, disse.

O delegado do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Endemias, Redyson do Nascimento, falou sobre a conquista. “O curso técnico foi uma conquista da nossa categoria, um curso de nível nacional que, nessa primeira etapa, foram oferecidos mais de 200 mil vagas para o Brasil inteiro. Hoje fechamos esse ciclo com entrega dos kits”, finalizou.

Palavras chaves: ,