A Prefeitura Municipal de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Semect), tem desenvolvido trabalhos em parceria com várias instituições, dentre elas o Serviço Social da Indústria e o Serviço Nacional da Indústria (Sesi/Senai). Em mais uma parceria, a unidade beneficiada foi a escola Edson Lobão, que foi contemplada com o Projeto Prototipando Sonhos, que foca na competição educacional de trabalhos de robótica.

É numa oficina muito interessante, e é muito bom ter essa prática para a gente ter um conhecimento melhor na área de robótica, e quem sabe podemos ir participar de uma nova etapa em São Luís, vou me esforçar”, disse Shauane Bezerra do 8° ano.

Estou gostando do ensinamento e do aprendizado em trabalhar com o computador. Está sendo muito interessante pra mim trabalhar essa parte de robótica e quero no futuro trabalhar nessa profissão”, frisou Kaique Silva, 12 anos do 6° ano.

O professor instrutor do Sesi-Senai, Jhonny Garcez, falou sobre a oficina de robótica. “Esse é um projeto do Sesi que leva a robótica de competição e educação às escolas dos municípios do Maranhão, e Caxias é mais uma cidade que estamos atendendo. O objetivo é montar uma equipe de robótica nos municípios que venham participar de uma competição de robótica regional que acontecerá no Sebrae, na capital. Cada equipe recebe o treinamento e o material para se manterem independente e participar do torneio”, explicou o professor.

Para o coordenador de educação integral tecnológica profissional e remota da Semect, Diego Assunção, essa é uma oportunidade grandiosa para os estudantes.

“Essa parceria com o Sesi-Senai/Semect, ela aconteceu por que o município de Caxias, já trabalha com a robótica educacional, e eles estavam ofertando um curso de capacitação. O “Prototipando Sonhos” e é um curso de robótica voltado para uma competição importante que o Sesi organiza anualmente, e a Secretária Ana Célia Damasceno, fez essa adesão dessa parceria, para que nossos alunos pudessem ser contemplados com essa competição. Além de serem oportunizados para que pudessem participar de desafio de alto nível”, destacou Diego Assunção.

Palavras chaves: ,