A Prefeitura de Caxias (MA), por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), do Centro de Convivência Seriema, em parceria com a Unidade Básica de Saúde (UBS) da Vila Arias, realizou uma atividade de encerramento da Campanha Novembro Azul, que visa a saúde do homem e a prevenção ao câncer de próstata.

A Campanha Novembro Azul de 2023 chamou atenção para o cuidado com a saúde do homem, e lembrou que o câncer de próstata é a segunda doença que mais mata homens no país, atrás apenas dos tumores de pele não melanoma.

O objetivo das ações desenvolvidas foi mostrar ao público masculino que frequenta os equipamentos, que cultivando os hábitos saudáveis, evitando o consumo do álcool, do tabaco, praticando exercícios físicos e mantendo uma alimentação adequada e saudável, é possível prevenir o câncer de próstata, bem como também futuros agravos na saúde, como hipertensão e doenças do coração.

Em Caxias, a Campanha Novembro Azul de 2023 trouxe como tema: ”Prevenir é um ato de heroísmo”, e realizou ações de saúde em diversos locais do município com objetivo de alcançar e conscientizar o maior número de homens sobre prevenção, diagnóstico precoce e tratamento do câncer de próstata e demais doenças.