A Prefeitura Municipal de Caxias (MA), por meio da Secretaria de Educação Ciência e Tecnologia (Semect), realizou a 1º Mostra Científica de Robótica, Ciências, Matemática e Letramento Português na UIM Sinhá Castelo, localizada no povoado Engenho D’água, no 2º Distrito de Caxias (MA). O evento teve por objetivo incentivar os alunos a buscarem cada vez mais conhecimentos nas áreas específicas, além de despertar o potencial de cada estudante.

“Eu aprendi muita coisa aqui. Aprendi a ler com mais facilidade, desenvolver habilidades em outras áreas que eu nem sabia que gostava, e eu fiquei muito feliz em participar de um projeto tão importante como esse”, lembrou Fabiane Cardoso, estudante de 11 anos, aluna do 5º ano.

A aluna Rayla Ariele aluna do 7º ano destacou a importância do projeto. “Esse projeto é muito importante pois ajuda muito no aprendizado, nos mostrando novos horizontes e ajuda também nosso relacionamento com os amigos e melhora muito nosso conhecimento, e abre mais a mente para novas descobertas e como desenvolver uma arte marcial esportiva, facilita o português e desenvolve nossa parte pratica na informática e na robótica”, disse Rayla Ariele, aluna.

Os estudantes também tiveram a oportunidade de realizar apresentações de trabalhos. “Estamos aqui apresentando um trabalho desenvolvido por nossa equipe de trabalho, mostrando como aqui trabalhos que envolvam os outros alunos, e essas amostras desenvolvidas por cada setor possa chamar atenção das pessoas a saber sobre nossos trabalhos desenvolvidos”, disse Adrian Gabriel, aluno do 7º ano.

“Nosso objetivo é incentivar os alunos a se interessarem pelos projetos desenvolvidos em sala de aula, e assim conseguirmos ter resultados cada vez melhores do IDEB. Por isso, desenvolvemos jogos, simulados, atividades diferenciadas e trabalhamos para que o aluno possa descobrir novas formas de aprender e queira ir mais longe no seu conhecimento e entender melhor o processo de aprendizagem”, frisa Rudiney do Nascimento, professor de português.

A professora Núbia Alves professora de matemática, explica como conseguir formas atrativas para que os alunos possam gostar mais da disciplina matemática. “Nós fizemos uma aula para saber onde os alunos, estavam como maior dificuldade e depois utilizamos estratégias para atrair os alunos e alunas, como jogos pedagógicos para podermos sanar as dificuldades de alguns alunos no tangente a matemática para que todos pudessem ter mais empatia com a matemática para que gostassem mais ainda da matemática. O projeto foi muito eficaz e objetivamos o êxito almejado”, ressalta.

“Nós só temos a agradecer a Profa. Ana Célia e ao Prefeito Fábio Gentil, por ter acreditado na nossa escola, e hoje temos um resultado muito positivo, muitas conquistas e percebemos que os alunos a cada dia conseguem maior êxito nos estudos”, ressalta Marise Bacelar, gestora da unidade de ensino.

Para Diego Assunção, representante da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Semect), o empenho dos profissionais para implantar esse valoroso projeto resultou em grandes frutos para a educação. “Esse é um projeto que nasceu de uma ideia da Secretária de Educação, Profa. Ana Célia Damasceno e do Prefeito Fábio Gentil que acreditou no projeto. E, nessa amostra cientifica, os principais ganhadores são os alunos que foram prestigiados com projetos tão bons e bem desenvolvidos. E, assim estamos percebendo o resultado positivo, e projetos como esse, só dão certo quando os gestores e a comunidade escolar acreditam no projeto e investem nos alunos”, lembra Diego Assunção, representante da Semect.

Palavras chaves: