A Prefeitura de Caxias (MA) participou do Lançamento Regional do Programa Cidade Empreendedora, na ocasião o Prefeito de Caxias (MA), Fábio Gentil, assinou o Termo de Adesão ao Programa, numa parceria direta com a Unidade de Negócios do Sebrae em Caxias, que amplia as ações do programa no município. A cerimônia de Lançamento ocorreu no auditório da UniFacema.

A cidade de Caxias (MA), vai desenvolver com mais intensidade dois eixos do Programa Cidade Empreendedora no Turismo e Educação Empreendedora, chegando a 12 escolas da rede municipal, sendo uma delas na zona rural.

“Hoje é a entrega regional do Cidade Empreendedora. Foram 4 a 5 meses de planejamento. Agora chega o momento de aplicar em nossa cidade. Vamos começar 2024 com os dois pés, muito trabalho. E, o Cidade Empreendedora é um Hub de soluções para a cidade de Caxias”, ressalta, Tino Castro, secretário municipal de Indústria, Tecnologia e Comércio (Semitec).

“Dessa vez nós estamos levando o JEEP para 12 escolas e nós vamos trabalhar com mais de 2 mil estudantes, trabalhando a educação voltada para o empreendedorismo. Isso é muito bom para as nossas crianças e vai dá mais autonomia para a vida pessoal deles”, frisa Ana Célia Damasceno, secretária municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Semect).

“Com essa parceria com o Sebrae, faz com que a nossa educação esteja seja direcionada levando educação empreendedora para as crianças. Eu tenho certeza que isso poderá levar algo para os pais, e esse é o nosso objetivo fazer com que chegue em casa, e posteriormente possam ser micro e pequenos empresários”, disse Fábio Gentil, Prefeito de Caxias (MA).

O evento foi promovido pelo Governo do Estado do Maranhão e o Sebrae, neste terceiro ciclo do programa contemplou 71 municípios maranhenses. Na região leste, representantes dos municípios de Caxias, Buriti Bravo, São João do Sóter, Timbiras e Timon estiveram presentes.

“Educação empreendedora. Quando a gente fala de educação empreendedora, estamos falando de uma educação do presente com o olho no futuro. Se a gente deseja ou sonha com um empreendedorismo cada vez mais presente, nós temos que começar agora. A proposta é a gente ampliar as ações, envolver mais ações e mais parceiros. É um programa que já alcançou um nível de resultado, o Cidade Empreendedora, e é um programa que tende a melhorar cada vez mais”, frisa Mauro Borralho, diretor técnico do Sebrae Maranhão.

“É um programa bastante abrangente, onde nós envolvemos as prefeituras. Hoje nós estamos envolvendo a regional. Temos 5 municípios participantes, através de uma parceria com o Governo do Estado, Caxias sediando o evento. Caxias vai trabalhar os eixos do Turismo e Educação Empreendedora. O programa de uma forma geral, é uma estratégia, para desenvolver, tanto a gestão pública, quanto os empreendedores, e criar dentro dos municípios um ambiente mais fácil para empreender, fazendo com que isso gere renda, desenvolvimento econômico social dentro da regional”, disse Stênio Pinheiro, gerente regional do Sebrae Caxias (MA).

“É um grande acerto essa ação do Governador Carlos Brandão. Nós estamos numa fase de empregos escassos e nós precisamos aprender a gerar empregos”, frisa Antônio Borba, Prefeito de Timbiras.

“O município de Caxias (MA), adere ao Cidade Empreendedora, primeiro por meio da melhoria do ambiente. Você fortalece as compras locais, a sala do empreendedor e educação empreendedora. Mas, o município foi além, em eixos em que o município é vocacionado. Por exemplo, o Turismo. A gente está fazendo um levantamento do Turismo local. E, as crianças vão ter educação empreendedora. Então, é assim que se muda a realidade, que é investir na educação”, disse Albertino Leal, Diretor Superintendente do Sebrae Maranhão.

O programa Cidade Empreendedora é uma iniciativa do Sebrae que integra gestão pública e pequenos negócios em um ambiente de oportunidades, para estimular a economia local e desenvolver os municípios. O Governo do Estado do Maranhão, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio (SEINC), firmou parceria com o Sebrae para oportunizar às prefeituras maranhenses a execução das ações previstas no programa em um grande esforço pelo desenvolvimento econômico a partir da força do empreendedorismo e dos pequenos negócios locais.

Palavras chaves: ,