Um grande público prestigiou os espetáculos apresentados no Natal Iluminado de Caxias (MA), na Fábrica do Papai Noel no Centro Histórico de Caxias. Para muitos, que acompanharam a encenação da peça teatral com o espetáculo Magia do Natal, de acendimento das luzes, o momento foi encantador, disse Sandra Alves.

“Eu achei muito bom, essa é a primeira vez que venho e estou encantada”, disse Sandra Alves, espectadora.

Este ano, a peça traz reflexões importantes, sobre o respeito ao próximo e o combate a todas as formas de intolerância, além de destacar o verdadeiro sentido do Natal que é o nascimento de Cristo.

A missão do espetáculo é dizer para a sociedade que além de tudo, o amor é o que tem que prevalecer, a união de todos os povos e nações. Então, espetáculo ele traz de forma lúdica essas reflexões para que as pessoas despertem para a Magia do Natal”, frisa André Ribeiro, ator.

A gente tenta sempre pegar referências do que está acontecendo no nosso mundo, eu acho que esse momento natalino é um momento de refletir sobre várias coisas. Eu fico muito feliz em fazer parte desse grupo e dar vida ao Flocão”, frisa Diélisson Lima, ator.

A Fábrica do Papai Noel na noite desse domingo (10), contou além do espetáculo A Magia do Natal, com outras atrações: Espetáculo nascimento de Jesus; espetáculo A Bela e a Fera; Espetáculo a Estrela do Natal e Show Vinde Adoremos.

Já no Morro do Alecrim, na Rua das Sobrinhas, apresentações culturais como a Dança do Lili e Jhonny Casa nova passaram pelo circuito. “Quero agradecer a esse povo todo que faz a cultura de Caxias. A Marujada é uma brincadeira, que era feita de 25 de dezembro a 6 de janeiro. Hoje fizemos apenas uma mostra, porque o pessoal que fazia a marujada já faleceu”, disse Pelé, produtor cultural.

Eu acredito que a gente deva manter e defender essa nossa cultura. Uma cultura maranhense tão rica, que tem grandes nomes“, disse Jhonny Casa Nova, cantor.

Enquanto as apresentações ocorriam na Rua das Sombrinhas, no Mirante da Balaiada, o público também visitava e se encantava, com a beleza da iluminação, mas também destacaram a grande circulação de pessoas, contribuindo com a economia local. Julielson Oliveira, Benício Oliveira e o pastor Vando Aguiar, destacaram o potencial do Natal Iluminado.

“Caxias depois dessa gestão, do Natal Iluminado, a nossa cidade está aparecendo no cenário maranhense e nacional. No mês de dezembro, agora temos muitos eventos culturais, e a gente ver que circula dinheiro não apenas no final do ano, mas no mês todo. Tem esse fomento à cultura e um natal com segurança”, frisa Julielson Oliveira, visitante do Mirante da Balaiada.

Eu tenho achado que o Natal é importante para a cidade. Tem várias coisas para você fazer, tirar fotos, é um evento bem legal e dá muita fama para a cidade” disse Benício Oliveira, visitante do Mirante da Balaiada.

“Nós temos observado que o Natal Iluminado tem trazido esperança, e a gente ver as famílias. Ver crianças, ver as famílias, esse sentimento de alegria, de luz. Está de parabéns a nossa cidade”, destaca Vando Aguiar, Pastor.

Para o secretário, Léo Barata, a descentralização das atrações visa contemplar mais pessoas a cada ano. “Nós temos diversas apresentações, dentre elas a Fábrica do Papai Noel que são as ações lúdicas, mas aqui na Rua das Sombrinhas resolvemos colocar as bandas. A movimentação é muito grande do nosso povo, além de tirar fotos, vem prestigiar uma boa música. Isso é importante”, destaca Léo Barata, secretário municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico.