A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Caxias (MA) está sendo beneficiada com a adesão do Projeto Boas Práticas do Ministério da Saúde, em parceria com o Hospital Beneficência Portuguesa e o HCor (Hospital do Coração), por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS).

O objetivo é qualificar o atendimento nos hospitais e nas urgências cardiovasculares do Sistema Único de Saúde (SUS) e implementar as diretrizes assistenciais e de manejo clínico seguro a pacientes com doenças cardiovasculares. Por meio do projeto, a UPA de Caxias recebeu equipamento para realização de eletrocardiograma, além disso, também serão disponibilizadas consultas online 24 horas com médicos cardiologistas do HCor.

O diretor clínico da UPA, Junior Tinoco, falou da importância do projeto. “É um projeto muito importante do Ministério da Saúde, em parceria com o HCOR e a Beneficência Portuguesa, e foi disponibilizado esse equipamento de última geração, muito importante para os diagnósticos clínicos, de pacientes com problemas cardíacos. É um aparelho de eletrocardiograma digital, que a gente vai ter o apoio de profissionais cardiologistas do HCOR, 24 horas por dia, para fazer esse exame e que ele seja laudado em até 10 minutos, além de consultas para eles tirarem dúvidas sobre os casos dos pacientes”, disse.

O coordenador de enfermagem da UPA Caxias, Amós Uchôa, destacou o benefício. “Era uma grande necessidade da nossa cidade e hoje a UPA se torna referência em urgências cardiologicas. Com essa parceria e esse projeto teremos eletrocardiograma e consultas online com cardiologista”, disse.

Profissionais da UPA passaram por treinamento para o manejo correto do aparelho. Valdirene Rocha, enfermeira da unidade, falou da alegria em receber as ações. “Muita alegria, pois dispomos agora de um eletrocardiograma e um parecer de cardiologista e isso é de suma importância para a população e o nosso alvo é o paciente”, finalizou.