O Complexo Turístico Balaiada foi brindado com música clássica pela Orquestra de Câmara de Caxias no Concerto Natal Luz, dentro do Natal Iluminado de Caxias (MA). Os participantes são alunos da Escola Virtual os Trovadores do Tenor e Diretor Moises Gonzales, que destacou a importância das apresentações públicas para o desenvolvimento dos trabalhos.

“É um grupo que está trazendo à cidade um produto cultural que é novo. A cultura da cidade que tem muito Forró, Sertanejo e música de matriz africana e a música clássica é muito difícil encontrar. É tão difícil que só encontramos fora. E, o nosso trabalho é aproximar a música clássica e o público”, frisa Moises Gonzales, tenor e diretor da Escola Virtual Os Trovadores.

Clássicos da música internacional americanos e Europeu, músicas natalinas, foram entoadas por um coral que de pessoas que até bem pouco tempo nem haviam despertado para o canto, mas descobriram que podem lapidar esse talento. É o caso dos integrantes do Coral Lauden Angeli. Pedro Amorim e Regina Lúcia, evoluem a cada dia.

“A música é um barato. Cantar é viver. A gente começa a se descobrir e vamos para a frente. É muito ensaio e cada vez mais vamos nos desenvolvendo”, frisa Pedro Amorim, empresário e integrante do Coral Laudem Angeli.

A música, a arte de cantar é uma terapia. Para muitos o professor Gonzales veio como uma resposta de Deus. Quando algumas pessoas começaram a cantar no coral estavam passando por momentos delicados. Hoje é um momento para conhecer ainda mais sobre a música”, disse Regina Lúcia, integrante do Coral Laudem Angeli.

Os alunos tiveram a participação do Quinteto de Cordas da Orquestra Sinfônica de Teresina. Para o Jovem Raimundo Silva, integrar a Orquestra de Câmara de Caxias em tão pouco tempo e conseguir uma evolução.

Eu estou há dois meses, e já estou participando. Eu comecei bem devagar, mas com a necessidade de aprender para esta apresentação eu me empenhei e aprendi muito mais rápido”, destaca Raimundo Silva, integrante da Orquestra de Câmara de Caxias (MA).

A Proposta é em breve criar uma orquestra filarmônica em Caxias (MA). O evento foi bastante prestigiado pelo público. Para o Secretário de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico, Caxias só tem a ganhar com a inserção de pessoas na música clássica.

“A cidade de Caxias merece espetáculos como esses para que as pessoas possam apreciar a boa música, porque a música é o alimento da alma”, destaca Ana Maria, espectadora.

“Estamos acompanhando esse belíssimo concerto aqui em frente ao Memorial da Balaiada. E, o que nos deixa muito feliz é saber que essa Orquestra é de Caxias (MA). É um novo tempo em Caxias com sua Orquestra de Câmara de Caxias. Hoje está uma noite esplendorosa aqui no Memorial da Balaiada”, frisa Léo Barata, secretário municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico.

Palavras chaves: ,