A Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, recebeu nessa sexta-feira (15), da gerencia regional de saúde do Estado, kits do Programa Cuidar de Todos da Atenção Primária. Os kits incluem: oxímetro de dedo, régua antropométrica, aparelho para nebulização, balança infantil digital, balança plataforma com estadiômetro adulto, caixa térmica com termômetro e foco de luz para exame ginecológico.

A Atenção Primária é quem ordena o funcionamento do serviço de saúde. O que estamos recebendo do Governo do Estado, vai nos auxiliar na assistência à nossa população. Nós queremos agradecer ao nosso Governador Carlos Brandão, ao Secretário de Saúde, Tiago Fernandes e ao Prefeito Fábio Gentil pela parceria de sempre”, destaca Mônica Gomes, Secretária Municipal de Saúde.

Nós temos em Caxias 38 unidades básicas de saúde e 56 equipes da estratégia Saúde da Família. Então, você imagina a dimensão do nosso cuidado. E, quando chegam reforços com instrumentos, aparelhos de pressão, balança, detector fetal, tudo isso ajuda a nossa população caxiense”, lembra Amanda Costa, coordenadora da Atenção Primária de Caxias (MA).

Esses equipamentos são fundamentais que vão cuidar de todos. Então, são equipamentos que vieram para fortalecer a atenção primária”, disse Núbia Oliveira, secretária de Saúde de Aldeias Altas.

O Programa é financiado pelo Governo Federal e oferta também: glicosímetro, tiras para glicemia e lancetas para glicemia para acompanhamento de pacientes diabéticos, oftalmoscópio para o “Teste do Olhinho”, otoscópio, detector fetal doppler, balança portátil, antropômetro vertical portátil, aparelho de aferição da pressão arterial completo para pacientes hipertensos adultos, aparelho de aferição da pressão arterial completo para pacientes hipertensos obesos, escala de Snellen, termômetro clínico digital, kit de higiene bucal e de aparelhos para nebulização e duas cadernetas – A Caderneta do Pequeno Maranhense e a Caderneta das Gestantes que vai ajudar no acompanhando do pré-natal.

“É um programa financiado com recurso federal. Hoje estamos entregando esses kits, e hoje estamos gratos e agradecendo ao Governador Carlos Brandão e toda a equipe da regional e secretários de saúde das sete cidades da região de saúde de Caxias. É uma força tarefa que vem reforçar o atendimento para a nossa população na base, que é a Atenção Primária. O programa vai contemplar outras esferas, não só as equipes da estratégia Saúde da Família”, frisa Rita Paz, Gestora Regional de Saúde.

“A primeira etapa são 10 kits, e a segunda etapa são mais 10 kits, segundo o que as empresas vão fornecer ao estado. É um programa do Governo do Estado, subsidiado pelo Governo Federal, mas nós temos que agradecer a intervenção da política pública do nosso Governador Carlos Brandão que muito tem contribuído com os municípios maranhenses. Esses kits vêm em um momento importante para que possamos fortalecer a nossa atenção primária e fornecer um atendimento de qualidade a nossa população”, destaca Fábio Gentil, Prefeito de Caxias (MA).

Palavras chaves: ,