A Prefeitura de Caxias (MA), por meio da Secretaria Municipal de Indústria, Tecnologia e Comércio (Semitec) em parceria com o Sindicato dos Psicopedagogos do Brasil, foi realizado nessa sexta-feira (15), o I Network de Psicopedagogia, com o tema: Psicopedagogia e a sua importância para a sociedade.

“A Psicopedagogia está em todas as áreas, inclusive dentro do empreendedorismo. Nós somos chamados de terapeutas da aprendizagem, porque estamos presentes em todas as áreas”, frisa Conceição Rodrigues, psicopedagoga e integrante do Sindicato dos Psicopedagogos do Brasil.

“Em nível nacional nós estamos buscando o reconhecimento. Existe um projeto de Lei no Senado Federal que está em votação, e logo será aprovado. Como categoria não somos reconhecidos legalmente, mas por meio do público sim, por causa da carência. Em várias Universidades já há cursos de graduação e pós graduação em Psicopedagogia”, frisa Suely Clímaco, diretora Nacional do Sindicato dos Psicopedagogos no Brasil.

O evento foi aberto aos estudantes, empresários e profissionais de psicopedagogia e da saúde, e contou com palestras, roda de conversas e exposição de instrumentos de avaliação psicopedagógica.

A proposta foi mostrar que as dificuldades de aprendizagem têm na Psicopedagogia uma forma auxiliar de superação com métodos e técnicas capazes de trabalhar o psicológico e o emocional, além de novos estímulos que criarão novos hábitos na superação das demandas apresentadas, principalmente as dificuldades de aprendizagem, no empreendedorismo não seria diferente.

“Quando eu ingressei no curso de Psicopedagogia foi no intuito de saber lidar com meus filhos, uma vez que é uma área que cuida do desenvolvimento da criança. É uma área que ajuda a você lidar com a sociedade. Todo ser humano tem suas dificuldades e empecilhos, e creio que isso aplicada à educação, vai ajudar bastante”, lembra Geane Teixeira, pedagoga.

“A gente fica muito feliz por esse momento. A Usina Semitec está bem eclética. A Psicopedagogia chega para trabalhar a conversação e aprendizagem. A gente como secretário fica muito feliz com essa semente plantada que lá na frente vamos colher muitos frutos importantes”, disse Constantino Castro, secretário municipal de Indústria, Tecnologia e Comércio (Semitec).