Dezembro é o mês de encontros e confraternizações. Na noite dessa sexta-feira (15), os colaboradores da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) se reuniram para agradecer pelo ano de trabalho e conquistas de 2023, e também para projetar novas metas e objetivos para 2024. A programação começou com a saudação da secretária de Assistência Social, Ana Lúcia Ximenes, seguida de uma dinâmica com balão e corda.

“Olhando para o ano inteiro de trabalho, realmente foi um ano de muitas conquistas. Nós começamos o ano de forma difícil, sem recursos, mas graças ao amor e vontade de todos, nós conseguimos um ano recheado de coisas boas, um ano de conquistas, onde nós celebramos cada dia os momentos em que trabalhamos, nós comemoramos e acreditamos que faríamos cada vez melhor”, ressaltou a secretária, Ana Lúcia Ximenes.

Dinâmicas, jantar e troca de presentes. A confraternização da Assistência Social foi realizada dentro de um clima de muita partilha e amizade, que fizeram a diferença durante o ano de 2023. “Foi um ano de muito trabalho, desenvolvimento, amor, muita dedicação, sobretudo, muita gratidão. Foi um ano de muitos desafios, mas também de muito serviço ofertado para as nossas crianças e adolescentes”, lembrou Aline Raynara dos Santos, coordenadora do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

Além dos 65 colaboradores, a festa de confraternização contou com a participação de autoridades como o Prefeito Fábio Gentil, que falou sobre os desafios para manter a Assistência Social no ano de 2023, com a perda de recursos federais dos municípios brasileiros.

“Na realidade de 2021 para cá, os municípios do Brasil perderam recursos oriundos do Governo Federal para a manutenção dos equipamentos da Assistência Social. Eu tenho certeza absoluta que o município fez sua parte, a prefeitura fez sua parte. Nós contribuímos para a manutenção de todos os equipamentos. Não fechamos equipamento algum, mas sim abrimos novos. Estamos com a folha em dia. Eu tenho certeza agora mais do que nunca que com o apoio das deputadas Amanda Gentil e Daniella, nós iremos melhorar cada vez mais todo o assistencialismo do município de Caxias. A prospecção que a gente pensa para o futuro é muito melhor. Agora nós plantamos grandes sementes, que foi a Amanda Gentil, e o fruto será a dedicação dela e da deputada Daniela, para que juntos possamos abrir nossos programas, enaltecer e melhorar os programas. Determinei que no período de recesso, os equipamentos sejam reformados, para que nós possamos voltar as nossas atividades para valer no final de janeiro. Eu tenho certeza que vamos conseguir, porque nós temos apoio, e acima de tudo a dedicação de todos funcionários da Assistência Social”, ressaltou o prefeito de Caxias (MA).

Além das brincadeiras tradicionais de fim de ano, homenagens, mensagens de carinho e agradecimento aos colegas de trabalho que juntos desenvolvem a assistência social da cidade de Caxias (MA). A confraternização também foi um momento de fazer um balanço dos desafios do ano e pensar em novos projetos pro ano de 2024.

“Nós sabemos que o Brasil voltou para o mapa da fome, nós estamos passando por uma situação muito difícil. Esperamos, e temos muita esperança de que em 2024, melhore muito a questão dos recursos, para que possamos trabalhar melhor a segurança alimentar e nutricional, dentro do município de Caxias”, ressaltou a coordenadora da Segurança Alimentar e Nutricional, Natália Coelho.

No espaço decorado e cheio de recordações de um ano intenso de atividades, sobrou alegria e disposição.