A Prefeitura de Caxias (MA), por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), e do Centro de Convivência dos Idosos (CCI) do bairro Trezidela, realizou uma programação referente a dia “D” da Consciência Negra. A data foi comemorada com uma roda de conversa onde visou a troca de conhecimentos sobre o respeito ao tema.

O momento trabalhou a valorização, o respeito, a autoestima e a garantia de direitos, proporcionando um alhar focado no combate ao racismo na sociedade. Na ocasião o público que frequenta o equipamento socioassistencial pôde realizar apresentações de danças de matrizes africanas e alongamentos.

Ao longo do mês de novembro foram elaboradas várias ações voltadas para a consciência negra, com participação do público que frequenta os equipamentos socioassistenciais que fazem parte da Secretaria de Assistência Social do município, com intuito de trabalhar a temática, assim possibilitando e criando formas de combate a atitudes racistas e preconceituosas.

Já no Centro de Convivência dos Idosos (CCI) do bairro Seriema, foi realizada uma confraternização com os idosos do equipamento. O encontro ocorreu na tarde dessa última segunda-feira (18), no próprio prédio. O momento marcou uma comemoração com os colaboradores do equipamento da pasta e os idosos que fazem parte do espaço.

Durante as comemorações houve uma celebração religiosa com o celebrante, Faustino, que proporcionou uma noite de confraternização, entrega de presentes e lembranças, além de reforçar a união com os os idosos, trazendo assuntos que repercutem os dias atuais, através da fé, e da espiritualidade.

Estiveram presentes ao evento: o coordenador dos CCIs, Luiz Gustavo; a supervisora do equipamento, Socorro Tinoco; além de todos os colaboradores que fazem parte do equipamento socioassistencial.