A Prefeitura de Caxias (MA), em parceria com o Governo do Estado, por meio do trabalho conjunto da Polícia Militar e a Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Semect), realizou a formatura de 896 alunos de 13 escolas da Rede Municipal, sendo uma na zona rural, do Programa de Resistência as Drogas e a Violência (Proerd). A solenidade ocorreu no Ginásio de Esportes, Governador João Castelo. A ideia é levar conhecimentos para manter os jovens longe das drogas e da violência.

“Nós chegamos com quase 900 alunos nas escolas, fazendo com que nossas famílias sejam valorizadas, porque quando se resiste às drogas, as crianças melhora e a vida familiar também melhora e os valores vão sendo acrescidos”, disse Ana Célia Damasceno, secretária da Semect.

Nós estamos hoje com essa formatura, onde estamos contemplando mais de 800 alunos, de 13 escolas. Dessas 13 escolas, 12 são na zona urbana e uma no campo. O Programa Proerd ele vem para a prevenção contra as drogas, para que eles fiquem distante desse mal tão perigoso na sociedade”, frisa Joselma Lopes, coordenadora do Proerd na Semect.

“Nós temos a grata satisfação de estar formando esses alunos. A principal mensagem é que os alunos se mantenham resistentes ao aliciamento por drogas e a violência. Então, os alunos do Proerd eles aprendem os malefícios causados pelas drogas, como evitar e as consequências negativas com o seu uso”, disse Sargento Rodolfo, coordenador do Proerd na 2º BPM.

Desde que foi criado, o Proerd mais de 400 mil estudantes já foram formados no Estado do Maranhão. Para os jovens que participaram em Caxias, o programa conscientiza e encaminha para o caminho do bem.

“Nós somos cinco turmas de 5º ano, e todos os alunos foram contemplados. O Programa vem conscientizar os alunos, e eles levam para as famílias”, disse Patrícia Santana, gestora escolar.

“O Proerd promove a paz nas escolas e ele combate o uso das drogas”, frisa Luís Guilherme, aluno.

“É um programa muito importante para os alunos. Foi muito bom. A gente aprendeu a combater as drogas e a violência”, disse Sofia Isabele, aluna.

“Foi muito importante e muito educativo e me sinto maravilhada em participar”, destaca Sofia da Silva, aluna.

É um programa muito bom, porque ele ensina que se algum amigo oferecer droga, a gente não deve aceitar”, disse Deise Paiva, aluna.

Em 2024, a proposta é atender mais de 3 mil alunos. “Eu já fiz parte do Proerd na primeira turma. E, hoje estar aqui e uma honra muito grande. Eu seu exatamente a importância desse programa na vida desses alunos. Parabéns a todos os alunos”, disse Zé Gentil Neto, secretário municipal de Infraestrutura.

“A gente está formando essas crianças. E, nós não temos reincidência nos alunos do Proerd, ou seja, quem faz o Proerd não entra no mundo das drogas. E, em 2024 vamos formar 3 mil crianças”, lembra Ricardo Almeida, comandante do 2º BPM.

“Quero aqui reforçar o meu apoio aos estudantes. Agora mesmo estou encaminhando a Caxias uma emenda para reforma de escolas. Hoje aqui temos crianças altamente esclarecidas e com um nível intelectual alto. Esse programa tem fundamental importância para cada criança”, disse Daniella, Deputada Estadual.

“Essas crianças dependem de nós, e nós vamos investir em todos os sentidos. E, essa demonstração é a prova de que estamos no caminho correto. Nós precisamos valorizar mais e investir mais. Os filhos são reflexo dos pais, e se os filhos estão falando bem, é sinal de que os pais falam bem da nossa gestão. E, isso faz com que a gente só valorize cada vez mais a educação”, destaca Fábio Gentil, Prefeito de Caxias (MA).

Palavras chaves: ,